Literatura Portuguesa Prosa
Questionários Unidades I a IV
Questionário Unidade I (2017/2)
Pergunta 1 0,25
em 0,25 pontos
As afirmações a seguir referem-se à novela Amor de
perdição, de Camilo Castelo Branco. Leia-as com atenção e depois assinale a
alternativa que apresenta a(s) que está(ao) correta(s).
I- A
origem dos pais de Simão é primorosa e justifica o orgulho que a
famíliasustenta de si mesma.
II- Ritinha,
irmã mais nova de Simão, abandona a família para apoiá-lo em suasdificuldades.
III- O amor de
Mariana por Simão é sem limites, mas não é correspondido.
Resposta
Selecionada: d. Somente a III.
Respostas: a. Todas as
afirmativas estão corretas.
b. Somente a
I.
c. Somente
a II.
d. Somente a III.
Somente
a II e a III.
Somente a II e a III.
e.
Feedback Resposta correta: alternativa D:
da Comentário:
A origem da família de Simão é motivo de zombaria, resposta: feita tanto por Simão como pelo próprio autor, que a
critica por meio
da ironia (reler o primeiro capítulo). A única que
ajuda Simão é Mariana, cujo amor por ele é ilimitado, apesar de Simão não
amá-la e considerá-la apenas uma amiga.
Resposta
Selecionada:
|
d.
A obra é
extremamente melancólica e não apresenta nenhum humor.
|
Respostas:
|
a.
Os
diálogos geralmente são marcados por uma retórica sentimental.
|
b.
A narração é densa e rápida, marcada por ações
decisivas.
c. Há a revolta do herói
contra os valores sociais impostos.
d.
A obra é extremamente melancólica e não apresenta
nenhum humor.
Há alguns personagens extraídos do meio popular.
e.
Feedback Resposta correta: alternativa D
da Comentário: Apesar de ser uma novela
passional, Camilo Castelo resposta: Branco
apresenta-nos vários trechos cômicos que funcionam como crítica social. Por
exemplo, a descrição de Domingos Botelho; a vida das freiras no convento (reler
o capítulo V).
Selecionada: O grande
impedimento para o amor de Teresa e Simão é a vocação dela para ser freira, o
que a leva a viver em um convento.
Respostas: a.
O clímax da narrativa ocorre com a morte de
Baltasar Coutinho, fazendo com que os acontecimentos posteriores levem a
narrativa para um desfecho trágico.
b.
A troca de cartas entre Simão e Teresa é o fator
que mantém viva a chama de amor entre o casal.
c.
O grande impedimento para o amor de Teresa e Simão
é a vocação dela para ser freira, o que a leva a viver em um convento.
d.
A forte presença de Mariana – que ao mesmo tempo
que alimenta seu amor por Simão, faz tudo para que seja possível a comunicação
entre Simão e Teresa – é um elemento fundamental para a continuidade da
narrativa.
e.
Ao se apaixonar por Teresa, Simão transforma-se em
um estudante dedicado e abandona as farras.
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa C:
Comentário: Teresa nunca quis ser freira. As desavenças
entre os pais dos protagonistas é o motivo para o impedimento de sua união ,
assim como em Romeu e Julieta, de Shakespeare.
|
Resposta
Selecionada:
|
b.
Rompimento com a
tradição clássica, subjetivismo e sentimentalismo.
|
Respostas:
|
a.
Subjetivismo,
busca da evasão e valorização dos ideais clássicos.
|
b.
Rompimento com a tradição clássica, subjetivismo e
sentimentalismo.
c.
Representação do cotidiano, valorização da natureza
e sentimentalismo.
d.
Oposição às regras clássicas, uso de clichês
árcades e subjetivismo.
e.
Sentimentalismo, busca permanente da originalidade
e do racionalismo.
Feedback Resposta correta: alternativa B: da Comentário: As demais alternativas
apresentam erros: objetividade, resposta: representação
do cotidiano, clichês árcades, racionalismo e valorização dos ideais clássicos
não são características românticas.
Resposta e.
Selecionada: O herói romântico não se opõe aos valores sociais
impostos, conforma-se com as injustiças.
Respostas: a. O herói romântico, a mulher
amada e o amor são idealizados.
b. A
narrativa é ágil, aventuresca.
c.
Normalmente há um impedimento para
a concretização do amor. d.
Sentimentalismo: as personagens românticas amam e
odeiam com extremo exagero.
e.
O herói romântico não se opõe aos valores sociais
impostos, conforma-se com as injustiças.
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa E:
Comentário: O
herói romântico se opõe aos valores sociais impostos, muitas vezes é um
rebelde. Simão, em Amor de \Perdição, não se conforma com o fato de seu
romance com Teresa ser proibido por suas
famílias.
|
I- Surgiu,
simultaneamente, na Alemanha e na Grã-Bretanha.
II- Na
Alemanha destacaram-se os escritores Goethe e Schiller.
III- Na
Grã-Bretanha, mais especificamente na Escócia, surgiu o Ossianismo,
umaverdadeira febre entre os literatos.
IV- O
Romantismo surgiu na França, sendo Victor Hugo o verdadeiro precursor.
Resposta
Selecionada: c. Apenas a I, a II e a
III.
Respostas: a. Todas as
afirmativas estão corretas.
b. Apenas
a I e a II.
c. Apenas a I, a II e a III.
d. Apenas a
I.
e. Apenas a
II.
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa C:
Comentário: As três primeiras afirmativas estão corretas. O
Romantismo possui uma dupla origem, que é Alemanha e
GrãBretanha; o Ossianismo, surgido na Escócia, foi uma das principais
manifestações iniciais e se tornou muito popular entre os intelectuais da
época (segunda metade do século XVIII); a França foi, sem dúvida, importante
para a divulgação do Romantismo, entretanto,
Victor Hugo
não foi oprecursor, mas um concretizador do movimento.
|
Pergunta 7 0,25
em 0,25 pontos
No
trecho a seguir de Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco, existe uma
característica romântica mais evidente. Assinale a alternativa em que ela está
presente.
“No espaço de três meses fez-se maravilhosa mudança
nos costumes de Simão.
“No espaço de três meses fez-se maravilhosa mudança
nos costumes de Simão. As companhias da ralé, desprezou- as. Saía de casa raras
vezes, ou só, ou com a irmã mais nova, sua predileta. O campo, as árvores e os
sítios mais sombrios e ermos eram o seu recreio. Nas doces noites de estio demorava-se
por fora até ao repontar da alva." (CASTELO BRANCO, Amor de perdição, São
Paulo: Ática, 2008, capítulo II)
Resposta b.
Selecionada: O amor é visto
como redenção. Simão apaixona-se e muda seu comportamento rebelde, torna-se
mais introspectivo e estudioso.
Respostas: a. O nacionalismo e o amor à
natureza.
b.
O amor é visto como redenção.
Simão apaixona-se e muda seu comportamento rebelde, torna-se mais introspectivo
e estudioso. c.
Nesse trecho, a ironia e a crítica aos valores
sociais se sobressaem.
d.
O ultrarromantismo pode ser observado claramente,
já que o herói decide suicidar-se.
e. São ressaltados valores
burgueses, como a ascensão social.
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa B:
Comentário: Nesse trecho, observamos claramente como o
herói se redime por meio do amor. Ao se apaixonar por Teresa, Simão se torna
mais sério e responsável, abandona as farras.
|
Pergunta 8 0,25
em 0,25 pontos
Quanto ao
Romantismo, é incorreto afirmar que:
Resposta e.
Selecionada: Uma
característica desse movimento é a representação do cotidiano, do agora, do
presente.
Respostas: a.
A sensibilidade romântica é contrária à imitação
dos modelos clássicos e prega a liberdade formal.
b.
Há, no Romantismo, em alguns
casos, uma visão negativa da humanidade, o que leva o artista ao escapismo e à
melancolia. c.
É uma estética riquíssima, apresentando
manifestações não só na literatura, mas também nas artes plásticas e na música.
d.
Prega a liberdade de criação estética, assim como
demonstra uma visão de mundo subjetiva e egocêntrica.
e.
Uma característica desse movimento é a
representação do cotidiano, do agora, do presente.
Feedback Resposta
correta: alternativa E. da Comentário:
Os românticos preferem representar o passado, resposta: mundos distantes, valorizando a evasão e o sonho, não o
presente.
Pergunta 9 0,25
em 0,25 pontos
Quanto ao autor
Alexandre Herculano e sua obra, leia as afirmações abaixo e em seguida assinale
a alternativa que apresenta a(s) que está(ão) correta(s).
I- Uma
de suas obras mais importantes foi Eurico, o presbítero.
II- Destacou-se
por suas obras nacionalistas e de cunho histórico.
III- Entre suas
obras destacam-se as novelas passionais, com um teor
ultrarromântico.
|
|
Resposta
Selecionada:
|
Apenas
a I e a II.
e.
|
Respostas:
|
a. Todas
as afirmações estão corretas.
b. Apenas
a I.
c. Apenas
a II.
d. Apenas
a II e a III.
Apenas
a I e a II.
e.
|
Feedback Resposta
correta: alternativa E.
da Comentário: Herculano, como
representante da primeira geração resposta: romântica,
destaca-se por seus romances históricos e nacionalistas, como Eurico, o
presbítero, por influencia do inglêsWalter Scott.
|
Pergunta 10 0,25
em 0,25 pontos
Todas
as alternativas apresentadas mais abaixo pertencem ao Romantismo, contudo, uma
nãocorresponde ao trecho a seguir. Assinale a alternativa em que ela se
encontra.
Simão escreve para Teresa: “Não esperes, nada,
mártir – escrevia-lhe ele. – A luta com a desgraça é inútil, e eu não posso já
lutar. Foi um atroz engano o nosso encontro. Não temos nada neste mundo.
Caminhemos ao encontro da morte... Há um segredo que só no sepulcro se sabe.
Ver-nos-emos? Vou. Abomino a pátria, abomino a minha família; todo este solo
está aos meus olhos coberto de forças, e quantos homens falam a minha língua,
creio que os ouço vociferar as imprecações do carrasco. Em Portugal, nem a
liberdade com a opulência; nem já agora a realização das esperanças que me dava
o teu amor, Teresa!” (CASTELO BRANCO, Amor de perdição, São Paulo: Ática, 2008,
capítulo XIX, p. 123)
Resposta
Selecionada: a. Romance histórico, busca da
identidade nacional. Respostas: a. Romance histórico, busca
da identidade nacional.
b. O
herói se opõe aos valores sociais impostos.
Escapismo, a morte como solução.
c. Escapismo,
a morte como solução.
d. Tom
pessimista e melancólico.
e. Amor
intenso e impossível.
Feedback Resposta correta: alternativa A.
da Comentário:
Nesse trecho não há nada que remeta à busca da resposta: identidade nacional. É uma novela e não um romance
histórico. Ele é repleto de sentimentalismo, um tom melancólico, tendo a morte
como única solução.
Questionário Unidade II (2017/2)
Pergunta 1
Selecionada: O romance,
durante o Realismo, passou a ser uma obra de combate à sociedade burguesa do
século XIX.
Respostas: a.
O romance, durante o Realismo, passou a ser uma obra de
combate à sociedade burguesa do século XIX.
b.
No Realismo passou-se a cultivar o
romance de tese, um espaço de experimentação e de defesa dos ideais científicos
da época. c.
Segundo Eça de Queirós, o Realismo
pode ser considerado a "apoteose do sentimento", a arte destinada à
comoção. d.
O Realismo se apresenta como uma
estética “engajada”, estabelecendo um compromisso entre a arte e a realidade
social. e.
A crítica à educação romântica e ao conservadorismo da
Igreja
A crítica à educação romântica e ao conservadorismo da
Igreja são algumas das características realistas.
Pergunta 2
Resposta
Selecionada:
|
c.
A primeira fase
da carreira queirosiana começa com A relíquia e com O primo Basílio. Em
seguida, escreve O crime do padre
Amaro
e A cidade e as serras. Na terceira fase lança Os Maias.
|
Respostas:
|
a.
O
romance passa a ser, no Realismo, obra de combate, arma de ação
transformadora da sociedade burguesa dos fins do século XIX.
|
b.
No romance realista, o adultério é explicado como
decorrência de causas predominantemente educacionais e morais. No romance naturalista,
resulta de distúrbios fisiológicos e psiquiátricos.
c.
A primeira fase da carreira queirosiana começa com A
relíquia e com O primo Basílio. Em seguida, escreve O crime do padre
Amaro e A cidade e as serras. Na
terceira fase lança Os Maias. d.
Em O primo Basílio, Eça investiga como
se comporta a pequena burguesia lisboeta, em uma existência de podridão moral e
física. e.
No romance A cidade e as serras, desenvolve-se o tema de
que o homem pode ser feliz longe da civilização, do progresso, da máquina. A
simplicidade passa a ser valorizada.
Feedback Resposta correta: alternativa C.
da Comentário:
Em sua primeira fase, Eça publica anotações de cunho resposta: neorromântico. Depois, já na
fase realista-neorrealista, publica O
crime do padre Amaro, A relíquia, O primo Basílio e Os
Maias. A cidade e as serras, obra póstuma, pertence a uma terceira fase, em que
Eça se afasta do Naturalismo e assume uma postura mais afirmativa e
imaginativa.
Pergunta 3
Resposta
Selecionada:
|
c. Denuncia a rede de vícios
que infesta a sociedade de então.
|
Respostas:
|
a.
Sua
obra é considerada o ponto mais alto da prosa realista em Portugal.
|
b.
Faz crítica à sociedade burguesa, que se deixa
influenciar pela Igreja e pelo Romantismo.
c. Denuncia a rede de vícios
que infesta a sociedade de então.
d. Não
apresenta recursos irônicos e refinamento estilístico. e.
e.
Possui alguns personagens complexos, mas também constrói
personagens planas, tipos e caricaturas.
Pergunta 4
Resposta b.
Selecionada: Uma marionete
nas mãos de Basílio e de Juliana, à mercê das circunstâncias propícias para
cometer adultério.
Respostas: a.
Uma personagem forte, de caráter marcante, que conduz as
ações no romance.
b.
Uma marionete nas mãos de Basílio e de Juliana, à mercê
das circunstâncias propícias para cometer adultério.
c.
Uma mulher doentiamente apaixonada pelo primo, mas
insensível às suas investidas, resistente às tentações.
d.
Uma mulher tão insatisfeita com o marido, que resolve
traí-lo para se vingar.
Uma mulher que acaba por morrer de paixão por Basílio.
e.
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa B.
Comentário: Luísa é uma marionete nas mãos das outras
personagens, é fraca de caráter e se deixa levar pelas circunstâncias. Não é
apaixonada por Basílio, nem mesmo está insatisfeita com seu marido.
|
Pergunta 5
Resposta
Selecionada:
|
d.
Ataca
instituições sociais como a família, sempre com a preocupação de fazer um
vasto inquérito da sociedade portuguesa e moralizar os costumes da época.
|
Respostas:
|
a.
É uma obra
realista-naturalista, cujo narrador é neutro e imparcial, pois não condena nem
absolve Luísa, nem mesmo condena a moral burguesa.
|
b.
Um dos temas apresentados é o adultério, sendo explorado
o erotismo dos amantes.
c.
Mostra, com uma lente de aumento, a intimidade das
famílias e revela criticamente a pequena burguesia do final do século XIX em
Lisboa.
Lisboa.
d.
Ataca instituições sociais como a família, sempre com a
preocupação de fazer um vasto inquérito da sociedade portuguesa e moralizar os
costumes da época.
e.
Caracteriza-se pela ironia, pelo caricaturismo e pelo
humor na composição das personagens, entre as quais se destacam Dona
Felicidade, Ernestinho e o Conselheiro Acácio.
Selecionada: Não suportando
mais as constantes chantagens da empregada, Luísa resolve contar tudo a
Sebastião. Enquanto ela e o marido estão no teatro, Sebastião vai à casa dela
com um policial para pressionar a empregada. Desmascarada, Juliana tem um
derrame cerebral e morre.
Respostas:
|
a.
Sebastião descobre sobre o
adultério de Luísa e procura Jorge para contar-lhe tudo.
b.
Luísa tenta se entregar a
um banqueiro, a fim de conseguir dinheiro e se libertar da chantagem de
Juliana. No entanto, não precisa se sujeitar a isso, pois Basílio lhe arranja
a quantia, livrando-a de Juliana.
c.
Jorge
descobre o adultério de sua mulher e não consegue perdoála. Ela, por sua vez,
não suporta a situação e se mata. d.
Não suportando
mais as constantes chantagens da empregada, Luísa resolve contar tudo a
Sebastião. Enquanto ela e o marido estão no teatro, Sebastião vai à casa dela
com um policial para pressionar a empregada. Desmascarada, Juliana tem um
derrame cerebral e morre.
e.
Com
a morte de Luísa, Basílio sente muita culpa pelo ocorrido, pois não pôde
impedir tamanha injustiça.
|
|
|
|
|
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa D.
Comentário: As chantagens de Juliana aumentam até que Luísa
chega a seu limite e conta tudo a Sebastião, que a ajuda. Sebastião nada
conta a Jorge, que descobre sobre o adultério, mas Luísa não se mata, morre
de "febres cerebrais". Basílio, em nenhum momento se arrepende de
seus atos.
|
|
Pergunta 7
I-
“Bom senso e bom gosto”, texto escrito por
Antero de Quental em resposta àscríticas do professor Castilho, defensor do
Romantismo, aos novos poetas da Sociedade do Raio, deu início à crise
acadêmica, com românticos de um lado e realistas de outro, que ficou conhecida
como a Questão Coimbrã.
II-
Eça de Queirós foi o responsável pela
consolidação do gênero Romance emPortugal.
III-
As origens do Realismo encontram-se na pintura
de Gustave Courbet, o qualIII- As origens do Realismo encontram-se na pintura
de Gustave Courbet, o qual influenciou escritores importantes como Flaubert,
autor de Madame Bovary.
Resposta
Selecionada: Todas as
afirmações estão corretas.
e.
Respostas: a. Apenas a I.
|
|
|
b. Apenas a
II.
c. Apenas
a III.
d. Apenas a
I e a III.
Todas as afirmações estão corretas.
e.
|
Feedback da resposta:
|
Resposta
correta: alternativa E.
Comentário: A Questão Coimbrã foi de extrema importância
para o Realismo em Portugal, sendo Antero de Quental um de seus maiores
protagonistas. Seu texto “Bom senso e bom gosto” marca o início dessa disputa
intelectual. Eça de Queirós foi realmente o responsável pela consolidação do
romance em Portugal, já que o gênero típico do Romantismo foi a novela. O
Realismo se origina na pintura de
Courbet,
difundindo-se posteriormente para diversas artes, inclusive a literatura.
|
Pergunta 8 0,25
em 0,25 pontos
O
trecho a seguir mostra o estado de espírito que dominava Jacinto de Tormes ao
abandonar Paris com seu amigo José Fernandes, no romance A cidade e as serras:
E recolhemos, sem que Jacinto emergisse do silêncio
enrugado em que se abismara, com os braços rigidamente cruzados, como remoendo
pensamentos decisivos e fortes. Depois, em frente ao Arco do Triunfo, moveu a
cabeça, murmurou:
– É muito grave deixar a Europa!
(QUEIRÓS, Eça de. A cidade e as serras)
Assinale a alternativa correta sobre o trecho acima:
Resposta d.
Selecionada: Jacinto, nesse
trecho, pondera que fora da Europa não podia haver felicidade. O Arco do
Triunfo aparece como uma alegoria da superioridade da cidade-luz.
.
Respostas: a.
Jacinto manifesta, na sua fala, o
desprezo pelas pessoas que abandonam sua pátria diante de dificuldades
materiais. b.
Jacinto relacionava Portugal à
infelicidade e Paris à felicidade, e ao longo do romance essa opinião não se
modificará. c.
A fala de Jacinto manifesta o desprezo pelas pessoas que
se afastam de Portugal devido a dificuldades financeiras;
d.
Jacinto, nesse trecho, pondera que fora da Europa não
podia haver felicidade. O Arco do Triunfo aparece como uma alegoria da
superioridade da cidade-luz.
superioridade da cidade-luz.
.
e.
Jacinto é tomado de um saudosismo que o faz se deprimir
ao ter que deixar a França.
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa D.
Comentário: Nos primeiros capítulos dessa obra, Jacinto
demonstra seu apego à civilização. Sua opinião se modificará quando for
obrigado a viajar para as serras, em Portugal. Ele não despreza quem abandona
a pátria, mas considera que só há felicidade junto à civilização. E ao dizer
“É muito grave deixar a Europa!”, fica subentendido que ele não considera
Portugal – mesmo que se saiba que geograficamente este país faz parte da Europa
– um país civilizado como os demais países europeus, ou, mais
especificamente, como a França
|
Pergunta 9 0,25
em 0,25 pontos
Para
que um romance possa ser considerado realista, ele deve apresentar determinadas
características. Nas afirmativas a seguir são destacadas algumas delas.
I- As
personagens estão subjugadas à vontade do narrador, que as utiliza
parademonstrar sua tese.
II- Há o
predomínio da descrição detalhada.
III-
Observa-se a valorização da razão e da
observação em detrimento da emoçãoe da imaginação.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s)que
está(ão) correta(s):
Resposta Selecionada: a. Todas as afirmativas
estão corretas. Respostas: a. Todas as afirmativas
estão corretas.
b. Somente a
I.
c. Somente
a I e a II.
d. Somente a
III.
e. Somente a
II e a III.
Feedback Resposta correta: alternativa A.
da Comentário:
As personagens
queirosianas são determinadas pelo resposta: meio em que vivem e têm seu destino traçado. Para
obter-se uma proximidade da realidade, o escritor realista privilegia a
descrição. A razão se opõe claramente à imaginação.
Pergunta
10 0,25
em 0,25 pontos
Segundo Benjamin
Abdala Júnior, a obra de Eça de Queirós pode ser dividida em três fases.
Seguindo a ordem cronológica, essas fases são:
Resposta
Selecionada:
|
b.
Neorromântica,
realista-naturalista, afastamento do Naturalismo.
|
Respostas:
|
a. Romântica,
realista e naturalista.
|
b.
Neorromântica, realista-naturalista, afastamento do
Naturalismo.
c. Realista,
naturalista e simbolista.
d.
Árcade, romântica e realista.
e. Romântica,
realista e simbolista.
Feedback Resposta correta: alternativa B.
da Comentário:
A primeira fase queirosiana é a neorromântica, resposta: composta de algumas notas marginais, a segunda é a
realistanaturalista, em que se destacam O crime do padre Amaro, O primo Basílio
e Os Maias. Em sua última fase, em que Eça se afasta do Naturalismo,
destacam-se A ilustre casa de Ramires e A cidade e as serras. Nesta terceira
fase, o autor inclui certa fantasia em suas obras.
Questionário Unidade III (2017/2)
Pergunta 1 0,25
em 0,25 pontos
A escritora Irene Lisboa ficou conhecida por suas
publicações nas
revistas
Presença e Seara Nova. Leia o trecho a seguir e identifique em qual das
alternativas se encontra a característica mais marcante do estilo dessa
escritora.
“Sofri muito tempo porque o meu mundo se reduzia ou se
dilatava. Sofria de aperto. E hoje, mais do que nunca , sofro de irremediável
solidão.”
Resposta
Selecionada: a. Tom intimista, quase
autobiográfico. Respostas: a. Tom intimista, quase
autobiográfico.
b. Intertextualidade
e metalinguagem.
c. Denúncia
das explorações humanas.
d. Ironia
e individualismo.
Pessimismo e culto aos elementos noturnos.
e.
Feedback Resposta correta: alternativa A.
da Comentário: Irene Lisboa
ficou conhecida por seu tom intimista, pela
resposta: naturalidade e espontaneidade de seus textos, um tanto
autobiográficos.
Pergunta 2 0,25
em 0,25 pontos
Ao
final de Abelha da chuva, de Carlos de Oliveira, temos a descrição de uma
abelha sendo levada pela chuva. Como podemos interpretar esse trecho e
relacioná-lo com a obra em questão?
“A abelha foi apanhada pela chuva: vergastadas, impulsos,
fios do aguaceiro a enredá-la, golpes de vento a ferirem-lhe o voo. Deu com as
asas em terra e uma bátega mais forte espezinhou-a. Arrastou-se no saibro,
debateu-se ainda, mas a voragem acabou por levá-la com as folhas mortas.” (OLIVEIRA,
Carlos de, Abelha na chuva)
(bátega = grande quantidade de água// saibro = chão de
terra)
Resposta
Selecionada:
|
b.
A chuva
representa o poder destruidor e arbitrário; a abelha, o ser frágil e efêmero,
é uma referência a Clara, que morre por uma injustiça.
|
Respostas:
|
a.
A
abelha sendo levada pela chuva é uma referência aos maustratos dados aos
trabalhadores na lavoura.
|
b.
A chuva representa o poder destruidor e arbitrário; a
abelha, o ser frágil e efêmero, é uma referência a Clara, que morre por uma
injustiça.
c.
A abelha, sinal de fertilidade, demonstra como a natureza
sempre se renova.
d.
A abelha, como rainha, representa Dona Maria dos
Prazeres, proprietária da fazenda.
e.
Esse trecho representa um mundo de ilusões, já que
abelhas não voam na chuva.
Feedback Resposta correta: alternativa B.
da Comentário:
Para responder a esta questão é necessário conhecer o resposta: enredo da obra. Clara é injustiçada, seu
amor é assassinado, ela é
obrigada a se casar com outro e acaba por se matar. Ela é
uma simples empregada na fazenda, não tem força contra os poderosos, no caso, o
sr. Álvaro. Ele, por inveja e despeito, revela ao pai de Clara que ela tinha um
amante, Jacinto, e que iria fugir com ele. O pobre homem mata o rapaz e condena
sua filha também à morte. Dessa forma, a frágil abelha representa a frágil
Clara, que não consegue lutar contra a chuva, leia-se contra os poderosos.
Pergunta
3
Assinale a única alternativa que se refere ao Presencismo: 0,25 em 0,25
pontos
Resposta b.
Selecionada: Condenava a arte engajada ou mesmo com
fins moralistas.
Pregava-se a "arte pela arte", a emoção
estética.
Respostas: a.
Preocupava-se com questões sociais e políticas, tão em
evidência durante o Salazarismo.
b.
Condenava a arte engajada ou mesmo com fins moralistas.
Pregava-se a "arte pela
arte", a emoção estética. c.
Cultuava a individualidade, mas repudiava o patriotismo e
a religiosidade.
d. Valorizava
a comoção e o sentimento piegas. e.
Considerava o homem como um ser natural, conduzido por
seus instintos.
Feedback Resposta correta: alternativa B.
da Comentário:
O Presencismo condenava a arte engajada, ou mesmo resposta: a arte com fins moralistas e patrióticos, valorizava
somente a estética, em detrimento do contexto social, político e histórico. A
individualidade, a comoção ou mesmo os aspectos naturais e instintivos não
faziam parte dessa estética literária.
Pergunta 4
I-
O Neorrealismo tem como principais autores Alves
Redol, Carlos de Oliveira,Manuel da Fonseca e José Cardoso Pires.
II-
Como representantes do Presencismo, podemos
citar Miguel Torga, José Régioe Irene Lisboa.
III-
O Modernismo português pode ser dividido em três
etapas: Simbolismo,Presencismo e Neorrealismo.
Resposta
Selecionada: c. Apenas a II.
Respostas: a. Todas as afirmações
estão corretas.
b. Apenas
a I.
c. Apenas a II.
d. Apenas a I
e a II.
e. Apenas a I
e a III.
Feedback da resposta:
|
Resposta
correta: alternativa C.
Comentário: Os autores citados representam
significativamente o Presencismo, segunda fase do Modernismo português, que
surgiu em 1927, a partir do lançamento da revista Presença. A primeira fase
do Modernismo português iniciou-se com o Orfismo, em 1915, com a publicação
da revista Orpheu, fundada por Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Luís
de Montalvor, entre outros. E a terceira fase do
|
Modernismo foi o Neorrealismo, corrente literária que
teve início em Portugal por volta dos anos 1930 e perdurou até os anos 1960.
Pergunta 5 0,25
em 0,25 pontos
Leia
as afirmações a seguir, sobre José Gomes Ferreira e sua obra Aventuras
maravilhosas de João Sem Medo, de 1963, e assinale a alternativa que apresenta
a(s) que está(ão) correta(s).
I-
José Gomes Ferreira foi um poeta e ficcionista
de ímpetos românticos e cívicos,passando por diferentes movimentos literários
ao longo da vida.
II-
Na única obra infantil do autor, podemos
encontrar traços neorrealistas esurrealistas.
III-
Apesar de o título citar o termo “maravilhosas”,
a obra carece de elementosmágicos e se baseia em fatos reais e cotidianos.
Resposta
Selecionada: c. Apenas a I e a II estão
corretas.
Respostas: a. Apenas a I está
correta.
b. Apenas
a II está correta.
c. Apenas a I e a II estão
corretas.
d. Todas as afirmações estão
corretas.
Apenas a II e a III estão corretas.
e.
Feedback Resposta correta: alternativa C.
da Comentário:
José Gomes Ferreira vivenciou várias estéticas, resposta: inclusive o Neorrealismo e Surrealismo, assim como uma
espécie de
ímpeto romântico. Na obra infantil Aventuras Maravilhosas
de João Sem Medo, como o título nos adianta, encontramos uma sequência de
aventuras maravilhosas, cujo herói é um rapaz chamado João Sem Medo. Por meio
do maravilhoso, do surreal e da carnavalização, o autor denuncia as explorações
vividas pelo povo português durante o salazarismo.
Pergunta 6
“Rumorosa, às sacudidelas bruscas, a ventania corre
livremente. Em tropel desabalado arremete contra a empena, trespassa a
telha-vã. Gemendo, arrastase pelo interior escuro do casebre. E demora,
insiste, num ganido assobiado. Seca e breve, como uma chicotada, a praga rompe
dos lábios azedos da velha: – Raios partam esse vento!”
A partir da ambientação da obra, da descrição do espaço,
podemos afirmar que:
Resposta
Selecionada:
|
a.
A ventania é
personificada e o espaço é significativo para o desenrolar da ação, em um
clima sombrio e tenso.
|
|
Respostas:
|
a.
A ventania é
personificada e o espaço é significativo para o desenrolar da ação, em um
clima sombrio e tenso.
b. A
ventania não é relevante para o desenvolvimento da ação. c.
A descrição não contribui
para formarmos imagens ou imaginarmos sons.
d.
O espaço em uma obra
neorrealista precisa ser descrito de forma objetiva e não como é feito pelo
autor.
e.
O
estilo cinematográfico do autor não pode ser observado, pois não conseguimos
visualizar uma cena.
|
|
|
|
|
Feedback da resposta:
|
Resposta correta: alternativa A.
Comentário: A ventania é personificada e é extremamente
importante para o desenvolvimento de todo o enredo. Ela “corre”, “ geme” e
gane como um cachorro. A ventania entra pelo telhado e conduz à personagem, a
velha Amanda Carrusca, que pragueja contra o vento. O clima é sombrio, de
desarmonia.
|
|
Pergunta 7 0,25
em 0,25 pontos
O
Neorrealismo inicia-se em Portugal didaticamente com a obra Gaibéus, de Alves
Redol. A respeito dessa obra e seu autor, é correto afirmar que:
|
|
Resposta
Selecionada:
|
c.
O autor denuncia
a exploração e o trabalho escravo de camponeses em uma plantação de arroz.
|
Respostas:
|
a.
Redol
exercita todo seu talento para a crítica social, com muito deboche e ironia.
|
b.
Em Gaibéus, o autor experimenta novos recursos, como o
fluxo da consciência e o monólogo interior.
c.
O autor denuncia a exploração e o trabalho escravo de
camponeses em uma plantação de arroz.
d.
O autor não tinha a intenção de produzir uma obra
engajada, mas apenas rememorar sua infância no interior.
e.
Nessa obra, Redol mantém uma estrutura realista, de
vertente determinista.
Feedback Resposta correta: alternativa C. da
resposta: Comentário: O trabalho escravo dos
gaibéus e a exploração que
sofrem são denunciados e em todo o romance. Não há
recursos novos como fluxo da consciência ou monólogo interior, mas sim um
novos como fluxo da consciência ou monólogo
interior, mas sim um realismo lírico, plástico. O determinismo, típico do
Realismo, não é considerado nessa obra. Redol deixa claro, já no prefácio, que
sua intenção é denunciar uma situação de uma época presente, não de sua
infância. Chegou a viver nos campos de arroz para recolher material para sua
produção.
Pergunta 8 0,25
em 0,25 pontos
O
Neorrealismo se estabelece a partir de um contexto histórico e político
específico. Assinale a alternativa que apresenta o contexto em que essa
estética
se estabelece.
|
|
Resposta
Selecionada:
|
b.
Acirramento da
ditadura salazarista, por um lado, e fortalecimento do socialismo, por outro.
|
Respostas:
|
a. Primeira
Guerra Mundial e novo mapeamento da Europa. b.
Acirramento da
ditadura salazarista, por um lado, e fortalecimento do socialismo, por outro.
c. Revolução
Russa e a formação do partido comunista.
d. República
parlamentarista e o fim da monarquia.
Fortalecimento
do império americano e a Guerra Fria.
e.
|
Feedback Resposta
correta: alternativa B.
da Comentário:
O salazarismo se estabelece nos anos 1930 e perdura resposta: até 1974. A opressão da
ditadura salazarista revolta os escritores,
mas somente o fortalecimento dos ideais
socialistas os leva a denunciarem as arbitrariedades vividas. Há também o desgaste
natural do Presencismo e uma forte influência do romance social brasileiro.
Pergunta 9
I-
A denúncia das explorações vividas pelos homens,
da alienação econômica,política e cultural.
II-
Uma visão objetiva da realidade, mas com
lirismo, com valorização estética.
III- Os protagonistas dos romances são
pessoas da elite portuguesa, fazendeiros, industriais, representados em seus
interesses e ideais.
Assinale
a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Resposta
Selecionada: d. Apenas a I e a II.
Respostas: a. Todas as
afirmativas estão corretas.
b. Apenas a
I. c. Apenas
a II.
d. Apenas a I e a II.
e. Apenas
a II e a III.
Feedback Resposta
correta: alternativa D.
da Comentário:
A denúncia das explorações vividas é uma das resposta: principais características do Neorrealismo, assim
como a visão objetiva e ao mesmo tempo lírica. Os protagonistas são pessoas
humildes, injustiçadas e marginalizadas.
Pergunta
10 0,25
em 0,25 pontos
“(...)
é sempre o mesmo homem de pés fincados na terra transmontana (Trás-osMontes),
porque nela espera encontrar a explicação para a condição humana, imediatamente
transformada em sua mente num problema teológico-existencial, armado ao redor
de indagações-chave do gênero ‘quem somos?’ ”(MOISÉS, 2008, p. 367) O professor
Massaud Moisés se refere a qual escritor do Presencismo em Portugal?
Resposta
Selecionada: d. A Miguel Torga.
Respostas: a. A Carlos de
Oliveira.
b. A José
Régio.
c. A
Manuel da Fonseca.
d. A Miguel Torga.
A
Alves Redol.
e.
Feedback Resposta
correta: alternativa D.
da Comentário:
Miguel Torga é quem se dedica a falar da região de resposta: Trás-os-Montes. Suas preocupações são com o ser
humano, suas inquietações são existenciais e religiosas. Manuel da Fonseca,
Carlos de Oliveira e Alves Redol são neorrealista.
Questionário Unidade IV (2017/2)
Pergunta 1
Fragmento 1
“– Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Dessa vaidade a quem chamamos
Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça
Co'uma aura popular que honra se
chama!”
Os versos acima, de Os Lusíadas,
introduzem a fala do "Velho do Restelo" quando a esquadra de Vasco da
Gama partia para as Índias.
Fragmento 2
“(...) e então uma grande voz se
levanta, é um labrego de tanta idade já que não o quiseram, e grita subido a um
valado, que é púlpito de rústicos, ó glória de quiseram, e grita subido a um
valado, que é púlpito de rústicos, ó glória de mandar, ó vã cobiça, ó rei
infame, ó pátria sem justiça, e tendo assim clamado, veio dar-lhe quadrilheiro
uma cacetada na cabeça, que ali mesmo o deixou por morto.”
O fragmento acima foi transcrito de Memorial do convento,
de José Saramago. Se compararmos os dois fragmentos, teremos um exemplo de uma
tendência marcante da ficção contemporânea, revelada...
Resposta c.
Selecionada:
na intertextualidade como manifestação formal, tanto do desejo de
reduzir a distância entre o passado
aludido e o presente do leitor, como também do desejo de reescrever o passado
dentro de um novo contexto.
Respostas:
|
a.
no aproveitamento
ficcional de episódio histórico relatado por voz onisciente, como modo não só
de apresentar narrativa em tom elevado, mas também de oferecer uma releitura
fidedigna do passado.
b.
na utilização do fluxo de
consciência, como expediente que garante ao escritor o desvendamento da
interioridade das personagens, interesse maior da narrativa que despreza o
relato episódico.
c.
na
intertextualidade como manifestação formal, tanto do desejo de reduzir a
distância entre o passado aludido e o presente do leitor, como também do
desejo de reescrever o passado dentro de um novo contexto.
d.
no aproveitamento
ficcional de episódio histórico sob perspectiva nostálgica, com a consciência
de que o culto à memória propicia a preservação dos valores autênticos que
fundaram uma pátria heróica.
e.
na
intertextualidade como meio de legitimar o discurso do presente, na medida em
que a credibilidade do novo texto depende da confirmação do modo de ver o
mundo instituído pela tradição.
|
|
|
|
|
Feedback
da resposta:
|
Resposta
correta: alternativa C.
Comentário:
Uma das principais características de Saramago é o uso da intertextualidade
como forma de reescrever o passado de maneira crítica e realista. Não há uma
releitura fidedigna do passado, como se diz na alternativa A. Há fluxo da
consciência nesta obra, não
necessariamente
nesse trecho, mas não há o desprezo pelo episódico. Não há nenhum interesse
do autor em preservar o velho discurso histórico, que desprezava o povo e o
ser humano. Ou seja, não se confirma o modo de ver o mundo instituído pela tradição.
|
|
Pergunta 2 0,25
em 0,25 pontos
A
literatura portuguesa contemporânea apresenta vários escritores com estilos
próprios, contudo, há algumas tendências em comum.
Leia as afirmações a seguir e depois
assinale a alternativa que apresenta a(s) que está(ao) correta(s):
I- Como
tendências contemporâneas, podemos destacar a intertextualidade e o uso de
técnicas inusitadas.
II- O memorialismo
e a retomada de fatos históricos são tendências
II-
O memorialismo e a retomada de fatos históricos são
tendências contemporâneas muito comuns.
III-
O uso de regras rígidas, o retorno aos padrões
clássicos e a repetição de estilos antigos se tornou a marca registrada da
contemporaneidade.
Resposta
Selecionada: b. Apenas a I e a II.
Respostas: a. Apenas a I está
correta
b. Apenas a I e a II.
c. Apenas
a III.
d. Apenas a
II.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
Feedback Resposta correta:
alternativa B.
da Comentário:
Memorialismo, intertextualidade, técnicas inusitadas e resposta: retomada de fatos históricos são
tendências da literatura contemporânea. Regras rígidas e retorno aos padrões
clássicos não estão entre essas tendências.
Pergunta 3
Resposta
Selecionada:
|
d.
A obra de Mia
Couto é marcada pelo testemunho histórico, de maneira jornalística, sem
aspectos fantásticos e surreais.
|
Respostas:
|
a.
Não
existe apenas uma literatura africana, mas várias, por exemplo, a angolana e
a moçambicana.
|
b.
O início dessas literaturas foi marcado por movimentos de
libertação, em oposição à colonização e ao imperialismo português.
c.
A obra de Pepetela é marcada pela busca constante da
identidade nacional.
d.
A obra de Mia Couto é marcada pelo testemunho histórico,
de maneira jornalística, sem aspectos fantásticos e surreais.
e.
Há uma grande influência dos
escritores modernistas brasileiros nas obras das literaturas africanas.
Feedback Resposta correta: alternativa D. da Comentário: Mia Couto também procura
buscar a identidade de seu resposta: país,
Moçambique, mas não utiliza um estilo jornalístico. Sua obra
mistura realidade à ficção, à magia
e a fatos surreais
Pergunta
4 0,25
em 0,25 pontos
A seguir, fazemos algumas afirmações
acerca da obra e da técnica narrativa de
José Saramago. Leia-as com atenção e
depois assinale a alternativa que
apresenta
a(s) que está(ão) correta(s).
I-
Trata-se de um autor que não respeita a
pontuação, pois procura valorizar adinâmica fluente da comunicação
ininterrupta, cabendo a cada leitor criar seu próprio ritmo.
II-
O autor explora a polifonia na linguagem
narrativa como meio de entrelaçar asdiferentes vozes das personagens (e até
do narrador, em alguns casos) e, assim, dar maior expressividade à forma como
se dão as relações entre elas.
III-
Um das marcas fundamentais da obra de Saramago
é o caráter simbólico de
|
|
muitos
de seus livros.
|
|
Resposta Selecionada:
|
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
|
Respostas:
|
a. Apenas a
I está correta.
b. Apenas a
II.
c. Apenas
a III.
d. Apenas a
I e a II.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
|
Feedback Resposta
correta: alternativa E.
da resposta: Comentário:
As três afirmativas apresentam características do estilo saramaguiano,
portanto, todas estão corretas.
|
Pergunta 5 0,25
em 0,25 pontos
António
Lobo Antunes é médico psiquiatra, profissão que exerce até 1985, quando passa a
dedicar-se integralmente à literatura. É destacado para trabalhar
em Angola, entre 1970 e 1973, durante a fase final da Guerra Colonial portuguesa.
Leia a seguinte passagem de Os cus
de Judas, livro que retrata essa vivência.
“Deito um centímetro mentolado de
guerra na escova de dente matinal, e cuspo no lavatório a espuma verde-escura
dos eucaliptos de Ninda, a minha barba é a floresta do Chalala a resistir ao
napalm da gillete, um grande rumor de trópicos ensanguentados cresce-me nas
vísceras, que protestam.” (Os cus de Judas, Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, p.
213)
[Ninda é uma região de Angola e
Chalala sua floresta. Napalm é uma bomba, e gillete, que originalmente era uma
marca de lâmina de barbear, depois passou a designar o seu gênero (lâmina)].
Assinale a alternativa que não
representa uma interpretação válida:
Assinale a alternativa que não representa uma
interpretação válida:
Resposta b.
Selecionada: Ao utilizar o
pretérito do indicativo e falar sobre a guerra, o narrador nos distancia de um
momento marcante e autobiográfico.
Respostas: a.
A experiência de guerra do autor inspirou muitos de seus
livros e aqui podemos observar uma passagem autobiográfica desse período.
b.
Ao utilizar o
pretérito do indicativo e falar sobre a guerra, o narrador nos distancia de um
momento marcante e autobiográfico. c.
Alguns recursos estilísticos aproximam a guerra do
cotidiano do narrador, como é o caso das ironias presentes nas expressões “a
minha barba é a floresta do Chalala” e “napalm da gillete”. d.
Os trópicos ensanguentados a que se refere o narrador
seriam as vidas ceifadas durante a guerra.
e.
Ao deitar “um centímetro mentolado
de guerra na escova de dentes matinal” e cuspir “no lavatório a espuma
verde-escura dos eucaliptos de Ninda” o autor articula com maestria impressões
do espaço exterior e interior que passam a coabitar simultaneamente.
Feedback
da resposta:
|
Resposta
correta: alternativa B.
Comentário:
Esta questão requer conhecimento sobre o autor e a obra, mas principalmente
atenção e interpretação de texto. O autor não usa o pretérito perfeito e sim
o presente (deito, cuspo...) o que o aproxima do leitor. Todas as outras
respostas são interpretações válidas.
|
Pergunta 6 0,25
em 0,25 pontos
As
afirmações a seguir se referem ao romance Memorial do convento, de José
Saramago. Analise-as e na sequência assinale a alternativa correta.
I-
O povo, na obra Memorial do convento, adquire
forma e identidade, ganha visibilidade, preenchendo as zonas esquecidas dos
sem-história.
II-
A integração perfeita do par Blimunda/Baltasar é
relembrada com frequência,ao longo do romance, em formas recorrentes, entre as
quais predomina a do silêncio, quando as palavras parecem inúteis.
III-
Ao contrário da rainha e do rei, que procuram na
sua união a existência de umamor verdadeiro, cheio de plenitude, o encontro
entre Baltasar e Blimunda é a ligação para o surgimento de um herdeiro.
Resposta
Selecionada: c. Apenas a I e a II.
Respostas: a. Todas as
afirmativas estão corretas.
b. Apenas
a I.
c. Apenas a I e a II.
d. Apenas
a I e a III.
Apenas a II e a III.
e.
Feedback Resposta correta:
alternativa C.
da Comentário:
O povo e as pessoas simples são os verdadeiros heróis resposta: dessa história. A integração entre
Blimunda e Baltazar é realmente
perfeita, e o que os une é o amor verdadeiro. Por outro
lado, as relações entre o rei e a rainha só visam à procriação e ao surgimento
de um herdeiro.
Pergunta 7
Resposta
Selecionada:
|
e.
Na narrativa, as
personagens são todas ficcionais e muito inverossímeis.
|
Respostas:
|
a.
A
perspectiva do romance é, ao mesmo tempo, histórica, social e individual.
|
b.
Contém uma visão universal, válida para todos que sofrem
explorações e possuem sonhos.
c. O
texto revela riqueza de imaginação e ironia sutil. d.
O foco narrativo é múltiplo, cambiante, com predominância
da terceira pessoa.
e.
Na narrativa, as personagens são
todas ficcionais e muito inverossímeis.
Feedback Resposta correta:
alternativa E.
da Comentário:
Em Memorial do convento há personagens ficcionais, resposta: como Blimunda e Baltasar, mas também há personagens
reais, como o rei, a rainha e o padre Bartolomeu de Gusmão.
Pergunta
8 0,25
em 0,25 pontos Leia o trecho a seguir, retirado do livro Memorial do
convento, de José Saramago, e em seguida assinale a alternativa correta:
“(...) enquanto não vai
corporalmente acabar em Angola, para onde irá degredado por toda a vida, e esta
sou eu, Sebastiana Maria de Jesus, um quarto de cristãnova, que tenho visões e
revelações, mas disseram-me no tribunal que era fingimento, que ouço vozes do
céu, mas explicaram-me que era efeito demoníaco
(...).”
Resposta
Selecionada:
|
b.
Sebastiana, mãe
de Blimunda, em sequência a esse trecho, é quem chama a atenção de Blimunda
para o rapaz a seu lado, Baltasar, Sete-Sóis, seu futuro amor.
|
Respostas:
|
a.
Cristãos-novos
eram jovens que lutavam pela democratização da Igreja.
|
b.
Sebastiana, mãe de Blimunda, em sequência a esse trecho,
é quem chama a atenção de Blimunda para o rapaz a seu lado, Baltasar,
Sete-Sóis, seu futuro amor.
c.
Esse trecho ocorre durante um auto de fé, acontecimento
religioso que não era incentivado pelo povo, que quase não aparecia a esses
eventos.
d.
Tendo sido ameaçada de morte, Sebastiana pede perdão e é
libertada.
e.
Podemos dizer que os poderes de
Blimunda foram herdados de seu pai, já que a mãe não os possuía.
Feedback
da resposta:
|
Resposta
correta: alternativa B.
Comentário:
Esse trecho foi retirado do capítulo 5, quando há um auto de fé e a
personagem Sebastiana Maria de Jesus é apresentada aos leitores. Na sequência
a esse texto, Sebastiana, por meio de telepatia, apresenta Blimunda a
Baltasar, seu futuro esposo e grande amor. As outras alternativas apresentam
erros de significação, sobre as personagens e o enredo.
|
I-
Muito admirado entre os brasileiros, desperta a
atenção do público e da críticapor sua originalidade e pela maneira de recriar
o mundo, transitando ironicamente entre o real e o fantástico.
II-
A prosa de José Saramago é inconfundível,
especialmente do ponto de vista doestilo, que resulta de opções formais, como,
por exemplo, uma pontuação original durante os diálogos, sem travessões, sem
pontos de exclamação ou de interrogação.
III-
Saramago era um nacionalista, ele reconta a
história de Portugal valorizandoseus heróis e seus comandantes.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s)
correta(s):
Resposta
Selecionada: a. Apenas a I e a II estão
corretas. Respostas: a. Apenas a I e a II estão
corretas.
b. Apenas
a II e III estão corretas.
c. Apenas
a I e a III estão corretas.
d. Nenhuma
das afirmativas está correta.
Todas
as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
Feedback Resposta correta:
alternativa A.
da Comentário:
Saramago reconta a história de Portugal sob um novo resposta: prisma: valorizando as pessoas
simples do povo. Seu estilo inconfundível é muito valorizado pelos brasileiros
e demais leitores de todo o mundo. O autor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura
em 1989.
Pergunta 10 0,25
em 0,25 pontos
Nas
alternativas a seguir, são tecidos alguns comentários a respeito das
literaturas africanas em língua portuguesa. Leia-as com atenção e assinale
aquela
que está correta.
|
|
Resposta
Selecionada:
|
a.
As literaturas
africanas foram marcadas por movimentos de resistência ao colonialismo
português, principalmente nos anos 1960.
|
Respostas:
|
a.
As literaturas
africanas foram marcadas por movimentos de resistência ao colonialismo
português, principalmente nos anos 1960.
b.
Em Mayombe, de Pepetela,
as diferentes etnias não são vistas como um empecilho na luta contra os
portugueses, pois todos eram muito unidos.
c.
Em
comum, os escritores africanos buscam resgatar o individualismo, marca do
Romantismo. d.
Mia Couto, escritor
angolano, relata em suas obras sua experiência como guerrilheiro.
e.
Não
há relações temáticas nem interinfluências entre as literaturas lusófonas de
Brasil, Portugal, Angola, Moçambique...
|
Feedback Resposta
correta: alternativa A.
da Comentário: Em
Mayombe, as diferentes etnias são mostradas resposta: como obstáculo para a união dos angolanos. O
individualismo não é uma marca dessas literaturas. Mia Couto é moçambicano e
não foi guerrilheiro. Há múltiplas relações entre as literaturas lusófonas.
|
Comentários
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