Letras Interdisciplinar

Questionários Unidades I e II

Questionário Unidade I (2017/2)
Pergunta 1
I.    Identificamos a profunda relação entre literatura e futebol por meio da, respectivamente, figura de Drummond e roupa e livro na mão do escritor.
II.   A camisa amarela e verde representa o nacionalismo inerente na literatura de nosso país.
literatura de nosso país.
III. Drummond, além de apaixonado por futebol, foi um grande nacionalista em sua poética.


                                                   Resposta Selecionada:           Apenas I está correta.
*   a.  
                                                   Respostas:                           Apenas I está correta.
*   a.  
b. Apenas II está correta.
c.  Apenas III está correta.
d. I e II estão corretas.
e. II e III estão corretas.
                                                   Feedback da   Alternativa: A
resposta: Comentário: encontramos várias obras (crônicas, poemas etc.) brasileiras que têm no futebol o seu assunto.
Pergunta 2

Selecionada: A proximidade entre pintura e cena cinematográfica deve-se à semelhança na forma em que as personagens se encontram.
                                                   Respostas:     a.
Existe relação entre a pintura e a cena cinematográfica devido ao desespero presente nas expressões fisionômicas. b.
O distanciamento entre a pintura e a cena cinematográfica ocorre devido ao próprio tempo em que foram criadas. c.
A cena cinematográfica rompe a pintura no que diz respeito à linguagem, uma vez que a pintura é visual.
 d.
A proximidade entre pintura e cena cinematográfica deve-se à semelhança na forma em que as personagens se encontram. e.
Por ser outro signo, a cena cinematográfica não mantém relação com a pintura.
Feedback da resposta:
Alternativa: D
Comentário: os elementos dispostos na cena são parecidos com a pintura. A forma como um guia o outro foi inspirada na pintura.

Pergunta 3                                                                                                                   0,5 em 0,5 pontos
Dadas as considerações sobre literatura e imagem, assinale a correta: I. No reino das palavras – da literatura – a imagem é desconsiderada.
II.   A literatura cria imagens por meio das palavras.
 II. A literatura cria imagens por meio das palavras.
III.  A imagem criada pelas palavras pode ou não ter referência no mundo.



                                                   Resposta Selecionada:   e. II e III
                                                   Respostas:                   a. I
b. II
c.  III
d. I e II
 e. II e III
                                                   Feedback da     Alternativa: E
resposta: Comentário: na produção verbal, as palavras criam imagens, que têm ou não referência no mundo.
Pergunta 4
Selecionada: Deformação humana nas obras: coisificação do homem em “Vidas secas” e representação demasiada esquelética em “Retirantes”.
                                                   Respostas:     a.
O imbricamento homem e ambiente ocorre apenas na obra de
Portinari.
b. O drama da seca ocorre unicamente na obra “Vidas secas”.  c.
Deformação humana nas obras: coisificação do homem em “Vidas secas” e representação demasiada esquelética em “Retirantes”. d.
Signo de estranhamento só em “Retirantes” com a representação esquelética.
e.
Nas obras em destaque, a deformação é gratuita, sem relação entre tema e estética.
                                                   Feedback da              Alternativa: C
resposta:                  Comentário: a deformação humana ocorre em ambas as obras.

Pergunta 5

consequente aproximação entre as artes.
  III.          Poetas se conscientizaram da visualidade da escrita e da página.



                                                   Resposta Selecionada:           I, II e III estão corretas.

  e.  
                                                   Respostas:                   a. Apenas I está correta.
b. Apenas II está correta.
c.  Apenas III está correta.
d. Apenas I e II estão corretas.
I, II e III estão corretas.

  e.  
Feedback Alternativa: E
da Comentário: há profunda proximidade entre a literatura e outras artes, resposta: tanto por meio de temas afins, quanto por meio da apropriação da linguagem de uma pela outra.
Pergunta 6
a.     Brasilidade e imaginário popular.
c.  Dramaticidade e ansiedade.
d.  Brejeirice e volúpia.
Potência e força.
 e.  
Feedback Alternativa: A
da Comentário: o quadro representa um elemento cultural do país – a resposta: feira – e a forma como a artista criou esse elemento atende ao imaginário comum, não o extrapolando.

Pergunta 7
I .  Apesar de terem sido produzidas na mesma época, com apenas dois anos de diferença entre si, são obras que pertencem a diferentes movimentos artísticos.
II.   Ambas as pinturas apresentam aspectos estéticos muito distintos.
III. A obra de Pedro Américo segue a mesma ideologia da pintura de Monet.

                                                   Resposta Selecionada:   d. I e II estão corretas.
                                                   Respostas:                   a. Apenas I está correta.
b. Apenas II está correta.
c.  Apenas III está correta.
 d. I e II estão corretas.
e. I e III estão corretas.
Feedback Alternativa: D
da Comentário: as pinturas seguem movimentos artísticos diferentes e, resposta: por conseguinte, estética distinta, verificados por meio da observação. A ideologia distingue-se também nessa comparação.
Pergunta 8


                    O bicho
“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
           
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.   
           
O bicho não era um cão,
                                                  Não era um gato,          
Não era um rato.
           
O bicho, meu Deus, era um homem.”
             
(BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. 12. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)
Resposta
Selecionada:
a.
A gradação dos bichos: do maior (cão) para o menor (rato), sendo o homem o último deles.
Respostas:
a.
A gradação dos bichos: do maior (cão) para o menor (rato), sendo o homem o último deles.
 b.
A situação de desumanização, tornando o homem parecido e abaixo a um rato.
c.  A escala animalesca existente entre homem e os ratos.
d. A igualdade no tratamento dado ao homem e ao bicho. e.
O tratamento dado ao homem é parecido ao tratamento dado ao rato.



Pergunta 9
                                                   Selecionada:        d. As cores demonstram ambiente poluído e mal-conservado.
                                                   Respostas:            a.
A superfície parece estar em constante movimento, representada pelo mar.
b.  Predominam as linhas horizontais.
c.  É uma cena fácil de ser interpretada.
 d.
As cores demonstram ambiente poluído e mal-conservado. e.
A tela representa uma cena que evoca o imaginário comum.


                                                   Feedback      Alternativa: D
da resposta: Comentário: trata-se da única afirmação falsa, porque pela visão reconhece-se um ambiente limpo e bem-conservado.
Pergunta 10
           Conforma
              Informa
               Forma”




Esse é um poema escrito fora dos princípios da poesia tradicional. Assim:
I.    A poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.
II.   À noção de poesia incorpora um novo elemento: o visual.
III.  O apelo à comunicação não verbal exerce papel fundamental.



Estão corretas as afirmações:
Resposta Selecionada:  d. I, II e III
                                                      Respostas:                   a. I e II apenas.
b. I e III apenas.
c. II e III apenas.
 d. I, II e III
e. Nenhuma das afirmações anteriores está correta.
                                                      Feedback da    Alternativa: D
resposta: Comentário: a poesia ultrapassa os limites da palavra e do espaço, incorporando o elemento visual.

Questionário Unidade II (2017/2)

Pergunta 1
Selecionada: b. Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite aos indivíduos a comunicação.
                                                   Respostas:     a.
A figura não pode ser considerada um texto por não se constituir de palavras distribuídas em orações e em parágrafos.  b.
b. Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com
Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite aos indivíduos a comunicação.
c. É um texto apesar de seu contexto econômico. d.
A figura não é um texto, porque não possui informação suficiente; tem apenas o valor, o nome da moeda corrente e o país de origem.
e.
A mistura de imagens, palavras e números não cria um texto, tornando a figura, na verdade, confusa.
Feedback da resposta:
Alternativa: B
Comentário: na área da Linguística Textual, texto é apenas aquele constituído de palavra. No entanto, outras áreas, como da Semiótica, texto é todo signo com sentido. Assim, uma cédula é considerada texto por sua linguagem, função social e comunicativa.

 Pergunta 2

I.                     Em “fazia-o tossir, haviam emigrado, não se viam”, revela cuidado com a língua culta.
II.                   Em “Eu estava meio fudidão sem arranjar emprego”, ocorre tom coloquial vulgar.
III.                  Em “ajuntação, azuretar”, há o aproveitamento de termos cultos.
                                                   Resposta Selecionada:   b. I e II estão corretos.
                                                   Respostas:                   a. I está correto.
 b. I e II estão corretos.
c.  II está correto.
d. III está correto.
e. II e III estão corretos.
Feedback Alternativa: B
da
                                                   resposta:  Comentário: os trechos do I é de Rubem Fonseca e revelam a norma
culta da língua. O trecho II, também de Rubem Fonseca, mostra, ao contrário, uma linguagem vulgar, devido ao personagem que é marginal. O trecho III é popular e nele ocorre metaplasmo.

Pergunta 3                                                                                                                  
0,5 em 0,5 pontos
As esculturas na foto a seguir são os escritores mineiros Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino e ficam na biblioteca pública de Belo Horizonte (MG). O título da obra escultural é “Encontro marcado” e faz intertexto explícito a uma obra literária brasileira com o mesmo título. Quem é o autor do livro “Encontro marcado”, que deu origem ao nome da escultura?

Fernando Sabino.
                                                   Respostas:                   a. Fernando Sabino.
b. Otto Lara Rezende.
c.  Paulo Mendes Campos.
d. Hélio Pellegrino.
e. Vinícius de Moraes.
Feedback Alternativa: A
da Comentário: a foto com as quatro esculturas é maravilhosa, com o resposta: grande peso da nossa literatura. O cronista e romancista Fernando Sabino escreveu a obra “Encontro marcado”, um marco não apenas para a carreira do escritor como também para a própria história da literatura brasileira.
  
Pergunta 4
Sabiá (Chico Buarque)
“Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
                                                  Para o meu lugar         
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
                                                  Um sabiá                        
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
                                                  Vou deitar à sombra     
                                                  De um palmeira     
Que já não há
                                                  Colher a flor  
Que já não dá
E algum amor Talvez possa espantar
                                                  As noites que eu não queira             
                                                  E anunciar o dia                 
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
                                                  Não vai ser em vão      
Que fiz tantos planos
                                                  De me enganar       
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
                                                  De me perder      

Fiz de tudo e nada
                                                  De te esquecer    
Vou voltar
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
                                                  E é pra ficar                 
Sei que o amor existe
                                                  Não sou mais triste   
E a nova vida já vai chegar
E a solidão vai se acabar E a solidão vai se acabar”
                                                   Resposta        b.
Selecionada: Em “Sabiá”, o autor não reitera a ideia de retorno por causa da consciência da destruição de valores de sua terra: “vou deitar à sombra de uma palmeira / que já não há/ colher a flor/ que já não dá”.
                                                   Respostas:     a.
Chico Buarque resgata os mesmos símbolos - sabiá e palmeira do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.
 b.
Em “Sabiá”, o autor não reitera a ideia de retorno por causa da consciência da destruição de valores de sua terra: “vou deitar à sombra de uma palmeira / que já não há/ colher a flor/ que já não dá”.
c.
Os vocábulos noite e dia aparecem como referentes à opressão, a tempo sombrio e recomeço em: “As noites que eu não queria/ e anunciar o dia”.
d.
Os versos “fiz de tudo e nada/ de te esquecer” reiteram o amor à pátria.
e.
A música de Buarque e o poema de Dias, respectivamente, são nacionalismo-dialético/dialógico e nacionalismo-pátrio.
Feedback      Alternativa: B da resposta:
Comentário: na verdade, o autor reitera a ideia de retorno ao lar (pátria), mesmo com a destruição de valores ocorrida.
Pergunta 5


Enquanto Seu Lobo Não Vem (Caetano Veloso)
“Vamos passear na floresta escondida, meu amor
                                                 Vamos passear na avenida                               
Vamos passear nas veredas, no alto meu amor
                                                 Há uma cordilheira sob o asfalto                    


(Os clarins da banda militar…)
A Estação Primeira da Mangueira passa em ruas largas
                                                 (Os clarins da banda militar…)                                   
Passa por debaixo da Avenida Presidente Vargas
                                                 (Os clarins da banda militar…)                          
Presidente Vargas, Presidente Vargas, Presidente Vargas
                                                 (Os clarins da banda militar…)                                      
 

Vamos passear nos Estados Unidos do Brasil
                                                 Vamos passear escondidos                        
Vamos desfilar pela rua onde Mangueira passou Vamos por debaixo das ruas       


(Os clarins da banda militar…)
Debaixo das bombas, das bandeiras
                                                 (Os clarins da banda militar…)       
                                                 Debaixo das botas                
                                                 (Os clarins da banda militar… )
Debaixo das rosas, dos jardins
(Os clarins da banda militar…)
                                                 Debaixo da lama                  
                                                 (Os clarins da banda militar… )
                                                 Debaixo da cama”                
Resposta
Selecionada:
c.
O assunto tratado é o amor pelo constante vocativo “meu amor”.
Respostas:
a.
O texto apresenta intertextualidade explicitada a partir do título. b.
Duas vozes se distinguem: uma que aceita o sistema político e outra voz que é transgressora.
c.
O assunto tratado é o amor pelo constante vocativo “meu amor”. d.
Há contraste entre o desfile da banda militar e o desfile da escola de samba.
e. As imagens criadas no texto evoca barulho e multidão.
Feedback da resposta:
Alternativa: C
Comentário: o texto não trata de amor, mas da situação política brasileira em época de ditadura.

Pergunta 6
Resposta
Selecionada:
a.
“Mal de” não se relaciona com a expressão popular “mor de”.
                                                   Respostas:           a.
“Mal de” não se relaciona com a expressão popular “mor de”.
b. “Mal de” tem sentido final (a fim de).
c.
“Nenhum afirmar” é substantivação do infinitivo, emprego normal da língua.
d.
A colocação de “docemente” antes do substantivo “coisas” causa estranheza.
e.
O advérbio “docemente” sofre deslocamento de sua posição normal para adjetivo.
Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentário: a expressão em destaque é popular.
Pergunta 7


I.                      É uma figura de estilo, ligada ao pensamento, segundo a retórica. II.                      Conforme a retórica, é uma figura de estilo empregada especialmente em texto literário.
III.                      Conforme novo paradigma, a metáfora é usada no cotidiano.
                                                   Resposta Selecionada:   e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
                                                   Respostas:                   a. Apenas I está correta.
b. Apenas II está correta.
c.  Apenas III está correta.
d. Apenas I e II estão corretas.
* e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Feedback Alternativa: E
da
                                                   resposta:  Comentário: até os estudos de Lakoff e Johnson, a metáfora sempre foi
considerada uma figura de estilo, usada apenas em textos literários, e considerada um desvio da linguagem. A metáfora passou a ser considerada inerente à linguagem. Foi verificado que ela está presente na nossa linguagem o tempo todo: em situação cotidiana, na ciência etc.
Pergunta 8

Resposta
Selecionada:
b.
A produção literária possui pouco grau de plurissignificativa.
abertura
Respostas:
a. Todo texto é um mosaico de retomada de outros.

* b.
A produção literária possui pouco grau de abertura plurissignificativa.
c.
Os escritores recuperam e revitalizam aqueles que tecem um fio radical na forma.
d.  Os textos dialogam com outros intertextualmente.
e.  Os escritores redescobrem textos criativos na temática.
Feedback      Alternativa: B da
resposta: Comentário: o texto literário tem, na verdade, alto grau de abertura para plurissignificação. Por isso, é sempre relido, intertextualizado, renovado.
Pergunta 9                                                                                                                   0,5 em 0,5 pontos
“Era a Chapeuzinho Amarelo.
                                                  Amarelada de medo.            
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.”
Dado o início do texto de Chico Buarque, consideramos correto:
I.    Em texto literário, o fator de informatividade é o mais importante.
II.   Por fazer referência ao conto “Chapeuzinho Vermelho”, evidencia-se a intertextualidade.
III.  A falta de coesão no segundo verso contribui para a incoerência textual.
Resposta Selecionada:           b. II                   Respostas:   a. I                   
 b. II                  
c.  III
d. I e II
e. I e III
Feedback Alternativa: B
da     Comentário: no             texto     literário,            apesar da        alta       carga    de resposta:       informatividade, ela não é mais importante do que sua relação com a estética, ou seja, como tal informação está tratada na forma. O texto tem coerência, mesmo sem determinados elementos coesivos.
Pergunta 10                                                                                                                 0,5 em 0,5 pontos
“Fica, enquanto não fores, será sempre tempo de partires, Por que queres tu que eu fique, Porque é preciso, Não é razão que me convença, Se não quiseres ficar, vai-te embora, não te posso obrigar. Não tenho forças que me levem daqui, deitaste-me um encanto, Não deitei tal, não disse uma palavra, não te toquei, Olhaste-me por dentro, Juro que nunca te olharei por dentro, Juras que não o farás e já o fizeste. Não sabes de que estás a falar, não te olhei por dentro, Se eu ficar, onde durmo, Comigo.”

Nesse trecho da obra de Saramago, destaca-se primordialmente um dos aspectos estilísticos, que consiste em:
Resposta Selecionada:  d. Pontuação estranha nos diálogos.
                                                      Respostas:                   a. Mudança de fluxo narrativo.
b. Crítica à sociedade.
c.  Polêmica.
 d. Pontuação estranha nos diálogos.
Resgate histórico português.
 e.  
Feedback da Alternativa: D resposta:
Comentário: faz parte do estilo do autor a pontuação que foge das regras convencionais de seu uso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Didática Específica