Letras Interdisciplinar
Questionários Unidades I e II
Questionário Unidade I (2017/2)
Pergunta 1
I. Identificamos
a profunda relação entre literatura e futebol por meio da, respectivamente,
figura de Drummond e roupa e livro na mão do escritor.
II. A
camisa amarela e verde representa o nacionalismo inerente na literatura de
nosso país.
literatura de nosso país.
Resposta
Selecionada: Apenas I
está correta.
a.
Respostas: Apenas I está
correta.
a.
b. Apenas II
está correta.
c. Apenas
III está correta.
d. I e II
estão corretas.
e. II e III
estão corretas.
Feedback da Alternativa: A
resposta: Comentário:
encontramos várias obras (crônicas, poemas etc.) brasileiras que têm no futebol
o seu assunto.
Pergunta 2
Selecionada: A proximidade
entre pintura e cena cinematográfica deve-se à semelhança na forma em que as
personagens se encontram.
Respostas: a.
Existe relação entre a pintura e a cena
cinematográfica devido ao desespero presente nas expressões fisionômicas. b.
O distanciamento entre a pintura e a cena
cinematográfica ocorre devido ao próprio tempo em que foram criadas. c.
A cena cinematográfica rompe a pintura no que diz respeito
à linguagem, uma vez que a pintura é visual.
d.
A proximidade entre pintura e cena
cinematográfica deve-se à semelhança na forma em que as personagens se
encontram. e.
Por ser outro signo, a cena cinematográfica não mantém
relação com a pintura.
Feedback da resposta:
|
Alternativa: D
Comentário: os elementos dispostos na cena são parecidos
com a pintura. A forma como um guia o outro foi inspirada na pintura.
|
Pergunta 3 0,5
em 0,5 pontos
Dadas as
considerações sobre literatura e imagem, assinale a correta: I. No reino das
palavras – da literatura – a imagem é desconsiderada.
II. A
literatura cria imagens por meio das palavras.
II. A literatura cria imagens por meio das palavras.
III. A
imagem criada pelas palavras pode ou não ter referência no mundo.
Resposta
Selecionada: e. II e III
Respostas: a. I
b. II
c. III
d. I e II
e. II e III
Feedback da Alternativa: E
resposta: Comentário: na
produção verbal, as palavras criam imagens, que têm ou não referência no mundo.
Pergunta 4
Selecionada: Deformação
humana nas obras: coisificação do homem em “Vidas secas” e representação
demasiada esquelética em “Retirantes”.
Respostas: a.
O imbricamento homem e ambiente ocorre apenas na obra de
Portinari.
b. O
drama da seca ocorre unicamente na obra “Vidas secas”. c.
Deformação humana nas obras: coisificação
do homem em “Vidas secas” e representação demasiada esquelética em
“Retirantes”. d.
Signo de estranhamento só em “Retirantes” com a
representação esquelética.
e.
Nas obras em destaque, a deformação é gratuita, sem
relação entre tema e estética.
Feedback da Alternativa: C
resposta: Comentário: a deformação humana ocorre em
ambas as obras.
Pergunta 5
consequente aproximação entre as artes.
III. Poetas se conscientizaram da visualidade da
escrita e da página.
Resposta
Selecionada: I, II e III
estão corretas.
e.
Respostas: a. Apenas I está
correta.
b. Apenas II
está correta.
c. Apenas
III está correta.
d. Apenas I e
II estão corretas.
I, II e III estão corretas.
e.
Feedback Alternativa: E
da Comentário: há profunda proximidade entre a
literatura e outras artes, resposta: tanto por meio de temas afins, quanto
por meio da apropriação da linguagem de uma pela outra.
Pergunta 6
a.
Brasilidade e imaginário popular.
c. Dramaticidade
e ansiedade.
d. Brejeirice
e volúpia.
Potência e força.
e.
Feedback Alternativa: A
da Comentário: o quadro representa um elemento
cultural do país – a resposta: feira – e a forma como a
artista criou esse elemento atende ao imaginário comum, não o extrapolando.
Pergunta 7
I . Apesar de terem
sido produzidas na mesma época, com apenas dois anos de diferença entre si, são
obras que pertencem a diferentes movimentos artísticos.
II. Ambas
as pinturas apresentam aspectos estéticos muito distintos.
III. A obra de
Pedro Américo segue a mesma ideologia da pintura de Monet.
Resposta
Selecionada: d. I e II estão corretas.
Respostas: a. Apenas I está
correta.
b. Apenas II
está correta.
c. Apenas
III está correta.
d. I e II estão corretas.
e. I e III estão corretas.
Feedback Alternativa: D
da Comentário: as pinturas seguem movimentos
artísticos diferentes e, resposta: por conseguinte, estética distinta,
verificados por meio da observação. A ideologia distingue-se também nessa
comparação.
Pergunta 8
O bicho
“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não
era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.”
(BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. 12. ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)
Resposta
Selecionada:
|
a.
A gradação dos
bichos: do maior (cão) para o menor (rato), sendo o homem o último deles.
|
Respostas:
|
a.
A gradação dos bichos: do maior (cão) para
o menor (rato), sendo o homem o último deles.
|
b.
A situação de desumanização, tornando o homem parecido e
abaixo a um rato.
c. A
escala animalesca existente entre homem e os ratos.
d. A
igualdade no tratamento dado ao homem e ao bicho. e.
O tratamento dado ao homem é parecido ao tratamento dado
ao rato.
Pergunta 9
Selecionada: d. As cores demonstram ambiente
poluído e mal-conservado.
Respostas: a.
A superfície parece estar em constante movimento,
representada pelo mar.
b. Predominam
as linhas horizontais.
c. É
uma cena fácil de ser interpretada.
d.
As cores demonstram ambiente
poluído e mal-conservado. e.
A tela representa uma cena que evoca o imaginário comum.
Feedback Alternativa: D
da resposta: Comentário:
trata-se da única afirmação falsa, porque pela visão reconhece-se um ambiente
limpo e bem-conservado.
Pergunta 10
Conforma
Informa
Forma”
Esse é um poema escrito fora dos princípios da poesia
tradicional. Assim:
I. A
poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.
II. À
noção de poesia incorpora um novo elemento: o visual.
III. O
apelo à comunicação não verbal exerce papel fundamental.
Estão corretas as afirmações:
Resposta Selecionada: d. I, II e III
Respostas: a. I e II apenas.
b. I e III
apenas.
c. II e III
apenas.
d. I, II e III
e. Nenhuma das afirmações anteriores está
correta.
Feedback da Alternativa: D
resposta: Comentário: a
poesia ultrapassa os limites da palavra e do espaço, incorporando o elemento
visual.
Questionário Unidade II (2017/2)
Pergunta 1
Selecionada: b. Trata-se de
um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite aos
indivíduos a comunicação.
Respostas: a.
A figura não pode
ser considerada um texto por não se constituir de palavras distribuídas em
orações e em parágrafos. b.
b. Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com
Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com
linguagem e permite aos indivíduos a comunicação.
c. É um
texto apesar de seu contexto econômico. d.
A figura não é um texto, porque não possui informação
suficiente; tem apenas o valor, o nome da moeda corrente e o país de origem.
e.
A mistura de imagens, palavras e números não cria um
texto, tornando a figura, na verdade, confusa.
Feedback da resposta:
|
Alternativa: B
Comentário: na área da Linguística Textual, texto é apenas
aquele constituído de palavra. No entanto, outras áreas, como da Semiótica,
texto é todo signo com sentido. Assim, uma cédula é considerada texto por sua
linguagem, função social e comunicativa.
|
Pergunta 2
I.
Em “fazia-o tossir, haviam emigrado, não se
viam”, revela cuidado com a língua culta.
II.
Em “Eu estava meio fudidão sem arranjar
emprego”, ocorre tom coloquial vulgar.
III.
Em “ajuntação, azuretar”, há o aproveitamento de
termos cultos.
Resposta
Selecionada: b. I e II estão corretos.
Respostas: a. I está correto.
b. I e II estão corretos.
c. II
está correto.
d. III está
correto.
e. II e III
estão corretos.
Feedback Alternativa: B
da
resposta: Comentário: os trechos do I é de Rubem
Fonseca e revelam a norma
culta da língua. O trecho II, também de Rubem Fonseca,
mostra, ao contrário, uma linguagem vulgar, devido ao personagem que é marginal.
O trecho III é popular e nele ocorre metaplasmo.
Pergunta 3 0,5 em 0,5 pontos
As
esculturas na foto a seguir são os escritores mineiros Fernando Sabino, Otto
Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino e ficam na biblioteca
pública de Belo Horizonte (MG). O título da obra escultural é “Encontro
marcado” e faz intertexto explícito a uma obra literária brasileira com o mesmo
título. Quem é o autor do livro “Encontro marcado”, que deu origem ao nome da
escultura?
Fernando
Sabino.
Respostas: a. Fernando Sabino.
b. Otto Lara
Rezende.
c. Paulo
Mendes Campos.
d. Hélio
Pellegrino.
e. Vinícius
de Moraes.
Feedback Alternativa: A
da Comentário: a foto com as quatro esculturas é
maravilhosa, com o resposta: grande peso da nossa literatura. O cronista
e romancista Fernando Sabino escreveu a obra “Encontro marcado”, um marco não
apenas para a carreira do escritor como também para a própria história da
literatura brasileira.
Pergunta 4
Sabiá (Chico Buarque)
“Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para
o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Um
sabiá
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou
deitar à sombra
De
um palmeira
Que já não há
Colher
a flor
Que já não dá
E algum amor Talvez possa espantar
As
noites que eu não queira
E
anunciar o dia
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não
vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De
me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De
me perder
Fiz de tudo e nada
De
te esquecer
Vou voltar
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
E
é pra ficar
Sei que o amor existe
Não
sou mais triste
E a nova vida já vai chegar
E a solidão vai se acabar E a solidão vai se
acabar”
Resposta b.
Selecionada: Em “Sabiá”, o
autor não reitera a ideia de retorno por causa da consciência da destruição de
valores de sua terra: “vou deitar à sombra de uma palmeira / que já não há/
colher a flor/ que já não dá”.
Respostas: a.
Chico Buarque resgata os mesmos símbolos - sabiá e
palmeira do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.
b.
Em “Sabiá”, o autor não reitera a ideia de retorno por
causa da consciência da destruição de valores de sua terra: “vou deitar à
sombra de uma palmeira / que já não há/ colher a flor/ que já não dá”.
c.
Os vocábulos noite e dia aparecem como referentes à
opressão, a tempo sombrio e recomeço em: “As noites que eu não queria/ e
anunciar o dia”.
d.
Os versos “fiz de tudo e nada/ de te esquecer” reiteram o
amor à pátria.
e.
A música de Buarque e o poema de Dias, respectivamente,
são nacionalismo-dialético/dialógico e nacionalismo-pátrio.
Feedback Alternativa: B da resposta:
Comentário: na verdade, o autor reitera a ideia de
retorno ao lar (pátria), mesmo com a destruição de valores ocorrida.
Pergunta 5
Enquanto Seu Lobo Não Vem (Caetano Veloso)
“Vamos passear na floresta escondida, meu amor
Vamos
passear na avenida
Vamos passear nas veredas, no alto meu amor
Há
uma cordilheira sob o asfalto
(Os clarins da banda militar…)
A Estação Primeira da Mangueira passa em ruas largas
(Os
clarins da banda militar…)
Passa por debaixo da Avenida Presidente Vargas
(Os
clarins da banda militar…)
Presidente Vargas, Presidente Vargas, Presidente Vargas
(Os
clarins da banda militar…)
Vamos passear nos Estados Unidos do Brasil
Vamos
passear escondidos
Vamos desfilar pela rua onde
Mangueira passou Vamos por debaixo das ruas
(Os clarins da banda militar…)
Debaixo das bombas, das bandeiras
(Os
clarins da banda militar…)
Debaixo
das botas
(Os
clarins da banda militar… )
Debaixo das rosas, dos jardins
(Os clarins da banda militar…)
Debaixo
da lama
(Os
clarins da banda militar… )
Debaixo
da cama”
Resposta
Selecionada:
|
c.
O assunto
tratado é o amor pelo constante vocativo “meu amor”.
|
Respostas:
|
a.
O texto apresenta intertextualidade
explicitada a partir do título. b.
Duas vozes se distinguem:
uma que aceita o sistema político e outra voz que é transgressora.
c.
O assunto
tratado é o amor pelo constante vocativo “meu amor”. d.
Há contraste entre o
desfile da banda militar e o desfile da escola de samba.
e. As
imagens criadas no texto evoca barulho e multidão.
|
Feedback da resposta:
|
Alternativa: C
|
Comentário: o texto não trata de amor, mas da situação
política brasileira em época de ditadura.
Resposta
Selecionada:
|
a.
“Mal de” não se
relaciona com a expressão popular “mor de”.
|
Respostas: a.
“Mal de” não se relaciona com a expressão popular “mor
de”.
b. “Mal de” tem sentido final
(a fim de).
c.
“Nenhum afirmar” é substantivação do infinitivo, emprego
normal da língua.
d.
A colocação de “docemente” antes do substantivo
“coisas” causa estranheza.
e.
O advérbio “docemente” sofre deslocamento de sua posição
normal para adjetivo.
Feedback da
resposta: Alternativa: A
Comentário: a expressão em destaque é popular.
Pergunta 7
I. É uma figura de estilo, ligada ao pensamento,
segundo a retórica. II. Conforme a retórica, é uma figura de estilo
empregada especialmente em texto literário.
III. Conforme novo paradigma, a metáfora é usada no
cotidiano.
Resposta
Selecionada: e. Todas as alternativas
anteriores estão corretas.
Respostas: a. Apenas I está
correta.
b. Apenas II
está correta.
c. Apenas
III está correta.
d. Apenas I e
II estão corretas.
e. Todas
as alternativas anteriores estão corretas.
Feedback Alternativa: E
da
resposta: Comentário: até os estudos de Lakoff e
Johnson, a metáfora sempre foi
considerada uma figura de estilo, usada apenas em textos
literários, e considerada um desvio da linguagem. A metáfora passou a ser
considerada inerente à linguagem. Foi verificado que ela está presente na nossa
linguagem o tempo todo: em situação cotidiana, na ciência etc.
Pergunta 8
Resposta
Selecionada:
|
b.
A produção
literária possui pouco grau de plurissignificativa.
|
abertura
|
Respostas:
|
a. Todo
texto é um mosaico de retomada de outros.
|
b.
A produção literária possui pouco grau de abertura
plurissignificativa.
c.
Os escritores recuperam e revitalizam aqueles que tecem
um fio radical na forma.
d. Os
textos dialogam com outros intertextualmente.
e. Os
escritores redescobrem textos criativos na temática.
Feedback Alternativa:
B da
resposta: Comentário: o
texto literário tem, na verdade, alto grau de abertura para plurissignificação.
Por isso, é sempre relido, intertextualizado, renovado.
Pergunta
9 0,5
em 0,5 pontos
“Era a Chapeuzinho
Amarelo.
Amarelada
de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.”
Dado o início do texto de Chico Buarque, consideramos
correto:
I. Em
texto literário, o fator de informatividade é o mais importante.
II. Por
fazer referência ao conto “Chapeuzinho Vermelho”, evidencia-se a
intertextualidade.
III. A
falta de coesão no segundo verso contribui para a incoerência textual.
Resposta Selecionada: b. II Respostas: a. I
b. II
c. III
d. I e II
e. I e III
Feedback Alternativa: B
da Comentário:
no texto literário, apesar
da alta
carga de resposta: informatividade,
ela não é mais importante do que sua relação com a estética, ou seja, como tal
informação está tratada na forma. O texto tem coerência, mesmo sem determinados
elementos coesivos.
Pergunta
10 0,5
em 0,5 pontos
“Fica,
enquanto não fores, será sempre tempo de partires, Por que queres tu que eu
fique, Porque é preciso, Não é razão que me convença, Se não quiseres ficar,
vai-te embora, não te posso obrigar. Não tenho forças que me levem daqui,
deitaste-me um encanto, Não deitei tal, não disse uma palavra, não te toquei,
Olhaste-me por dentro, Juro que nunca te olharei por dentro, Juras que não o
farás e já o fizeste. Não sabes de que estás a falar, não te olhei por dentro,
Se eu ficar, onde durmo, Comigo.”
Nesse trecho da obra de Saramago, destaca-se
primordialmente um dos aspectos estilísticos, que consiste em:
Resposta Selecionada: d. Pontuação estranha nos diálogos.
Respostas: a. Mudança de fluxo
narrativo.
b. Crítica à
sociedade.
c. Polêmica.
d. Pontuação estranha nos
diálogos.
Resgate histórico português.
e.
Feedback da Alternativa: D resposta:
Comentário: faz parte do estilo do autor a pontuação que
foge das regras convencionais de seu uso.
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