Didática Específica
Didática Específica
Questionário Unidade I
Pergunta 1 1
em 1 pontos
A professora Luiza, de língua portuguesa de 7o
ano do Ensino Fundamental, optou por uma atividade[1] com seus alunos focalizando
o uso do dicionário. Ela iniciou-se pela leitura da seguinte citação de Silva
(1996, p. 151): “Eu conheço um bom lugar onde o bom é distinto do ruim; as
palavras são transparentes; o sentido é correto, preciso e objetivo; não há o
que interpretar, nem do que duvidar. As palavras referem-se, sempre, a uma
única e mesma coisa, todas as vezes que lá vamos buscar informações e tirar
dúvidas: um mundo construído pela ciência da linguagem com a própria linguagem”
e por uma discussão inicial sobre os dizeres da autora.
Todos os pontos discutidos foram registrados em forma de
ata por alunos da turma, para, em seguida, serem compartilhados com os colegas.
Uma segunda tarefa consistiu em discutir o uso do dicionário. A professora
elaborou uma tabela com as seguintes colunas: “quando uso dicionário”, “por
que/para que devo usar dicionário” e “como escolho o significado dicionarizado
para aquilo que procuro”. A terceira tarefa solicitava dos alunos uma pesquisa
em sala de aula, em dois momentos: (1) individual – cada aluno deveria escrever
o que considerava ser o significado das palavras: “adolescente”, “independente”
e “idoso”; (2) foram formados grupos de três alunos e neles a tarefa de cada
membro era questionar os significados dos colegas, anotando a pergunta feita e
o argumento do colega em relação à escolha do significado.
Durante essas atividades, a professora optou por observar
cada grupo e também questionar os alunos em relação à forma como as
desenvolviam. Como quarta tarefa, cada trio de alunos deveria entrevistar seis
pessoas de diferentes idades e tarefa, cada trio de alunos deveria entrevistar
seis pessoas de diferentes idades e perguntar-lhes o significado das três
palavras selecionadas. As respostas dos entrevistados foram comparadas aos
significados dados pelos alunos na terceira atividade.
A quinta atividade proposta foi procurar os significados
das três palavras em pelo menos três diferentes dicionários. A partir de todas
as descobertas, foi organizada uma mesa-redonda para discutir as implicações
sociais das escolhas dos significados. Como mediadores dessa mesa-redonda foram
convidados o professor de história e a professora de filosofia dos alunos.
Considerando a proposta de aula acima descrita, observe as
afirmativas a seguir e escolha a alternativa que apresenta apenas as que estão
relacionadas à perspectiva sócio-histórico-cultural da aprendizagem.
I. Luiza
prepara atividades que favorecem discussões sobre os pontos de vistados alunos.
Ao apresentar-lhes tais tarefas, ela assume o papel de provocar conflitos
cognitivos em sala de aula que convidam os alunos à participação.
II. Ao
longo das atividades desenvolvidas, pode se afirmar que o papel dos alunosé de
reflexão sobre os aspectos que relacionam linguagem e contextos sociais, confirmando
o que pensa Vygotsky ao dizer que sujeito e mundo são inseparáveis e que um
atua sobre o outro no processo de desenvolvimento.
III. As
atividades propostas pela professora Luiza instigam o aluno a conhecer alíngua
e seu papel de construtora de significados não estáveis, mas sujeitos a
transformações em razão dos contextos de uso.
IV. Nas
atividades desenvolvidas pelos alunos, um dos aspectos considerados foi a
elaboração de textos corretos, de acordo com a gramática normativa, uma vez que
o objetivo principal da atividade era aproximar os textos dos alunos do texto
apresentado no dicionário
[1]
Questão adaptada de proposta contida no artigo “Sala de aula de língua
portuguesa: Lugar de dicionários? Lugar de falantes? Que relações são essas?”,
de Daiane da Silva Delevati e Verli Petri. Disponível em:
<http://www.celsul.org.br/Enco ntros/08/ling%20aplicada%20ensino-
Daiane%20da%20Silva%20Delevati.pdf>. Acesso em: 28
jul.2011.
Resposta
Selecionada: Apenas as
afirmativas I, II e III.
c.
Respostas: Apenas as
afirmativas I e II.
a.
Apenas
as afirmativas I e III.
b.
Apenas
as afirmativas I, II e III.
c.
Todas as afirmativas.
d.
e. Apenas as afirmativas II e IV.
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Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa C.
Comentário: Na perspectiva sócio-histórico-cultural de
aprendizagem, professor e alunos atuam como parceiros na produção de
conhecimentos, em um processo colaborativo de aprendizagem. As ações
desenvolvidas pelo professor caracterizam-se por provocar conflitos
cognitivos em seus alunos, gerando o que Vygotsky denomina Zona de
Desenvolvimento Proximal, ou seja, um espaço de articulação entre
conhecimentos prévios e conhecimentos novos, com foco no mundo real. A
afirmativa IV não corresponde à perspectiva sócio-
|
mundo real. A afirmativa IV não corresponde à
perspectiva sóciohistórico-cultural por considerar como única possibilidade
correta a perspectiva do dicionário. Segundo esta linha de pensamento, os
significados atribuídos pelos alunos seriam desconsiderados e nem sequer
estariam sujeitos à negociação de sentidos, aspecto fundamental nas situações
de aprendizagem que tomam como base os conceitos vygotskyanos de aprendizagem.
I. Determinação
de um objetivo para o texto a ser escrito pelo aluno.
II. Determinação
de um público-alvo para o texto a ser escrito.
III. Relevância
pedagógica da atividade.
IV. Familiaridade
do aluno com o gênero textual a ser escrito.V.
Familiaridade do aluno com o tema do texto a ser escrito.
Assinale a alternativa correta:
Resposta a.
Selecionada: Todos os
critérios são importantes para o professor no momento de propor uma produção
textual.
Respostas: a.
Todos os critérios são importantes
para o professor no momento de propor uma produção textual.
b.
Os critérios
importantes são o I e o II. Os demais são irrelevantes, pois de antemão já são
considerados no planejamento do professor.
c.
c) Apenas I, II, III e V são
critérios relevantes na escolha da produção textual.
d.
Apenas I, II e IV são critérios
relevantes na escolha da produção textual.
e.
Apenas o critério IV é relevante em relação à escolha da
produção textual.
Feedback Resposta correta: alternativa A.
da resposta:
Comentário: Todos os critérios apresentados são
fundamentais para que uma atividade de produção textual cumpra seus objetivos.
Atendem às principais características do trabalho de produção textual, Atendem
às principais características do trabalho de produção textual, ou seja, que o
aluno perceba-se como autor e que essa posição de autoria ganhe sustentação em
seu trabalho de colocar no papel aquilo que tenha raízes em experiências
vividas (RIOLFI et al., 2010). Vale enfatizar ainda que a escrita, para operar
transformações na posição subjetiva de quem escreve, não pode somente basear-se
em destacar regras sintáticas, morfológicas e lexicais, precisa sustentar-se a
partir de atividades que envolvam a reflexão sobre a língua, o que é
explicitado nos critérios apresentados.
- Proposta:
criação de uma campanha publicitária.
- Gênero:
texto publicitário.
- Para
quem: alunos da escola e a comunidade.
- Meios
de publicação: cartazes publicitários afixados na escola ou na comunidade.
Etapas da proposta:
- Aquecendo:
nesta etapa, os alunos escolherão um problema sobre o qual a campanha versará e
investigarão o contexto de produção (sobre o que falarão, qual será o
público-alvo da campanha, o que deverá ser destacado); pensarão nos materiais
necessários para a produção (tipo e tamanho do papel, imagens, cores, locais de
afixação).
- Escrevendo
e produzindo: nesta etapa, os alunos organizarão o trabalho subdividindo o
grupo em (a) alunos que serão responsáveis pela criação do texto, (b) alunos
que serão responsáveis pela escolha das ilustrações do cartaz, (c) alunos que
serão responsáveis pela revisão final do texto. As orientações do professor são
as seguintes: para escrever um texto publicitário, você deve usar vocabulário
adequado ao público que pretende atingir, destacar o problema, sugerir formas
de solução, estimular a participação da coletividade para a solução do
problema, incluir imagens, usar letras de tamanhos e cores diferentes, empregar
cores que destaquem as imagens e o texto.
- Participando:
nesta etapa, a sugestão é que os alunos, antes do início do trabalho,discutam
em grupo como planejam organizar e montar os cartazes. Essas discussões serão
mediadas pelo professor e em cada grupo haverá um relator, responsável pela ata
que orientará o posterior trabalho do grupo.
- Publicando:
nesta etapa, a sugestão é que os alunos levem em conta os comentários das
discussões e que também observem a reação dos leitores.
Qual(ais) afirmativa(s) a seguir é(são) adequada(s) para
descrever o que está sendo entendido por produção textual na proposta
apresentada?
I. A
proposta contempla as seguintes características: escrita como atividade
interativa, permeada de relações cooperativas entre os participantes; escrita
cumprindo funções comunicativas socialmente específicas e relevantes; escrita
variando na forma, em decorrência das diferentes funções que se propõe cumprir
e dos diferentes gêneros em que se realiza; escrita considerando as condições
de produção; escrita compreendendo diferentes etapas de análise do gênero
textual sugerido como produto final.
II. A
proposta contempla as seguintes características: escrita a partir de
sequênciadidática que explora as características do gênero textual texto
publicitário; escrita cumprindo funções comunicativas socialmente específicas e
relevantes escrita cumprindo funções comunicativas socialmente específicas e
relevantes ao contexto escolar; escrita variando na forma, em decorrência das
diferentes funções que se propõe cumprir e do gênero textual escolarizado texto
publicitário; escrita com a função de fruição, sem a necessidade de análise e
reflexão sobre o papel social do texto publicitário, por ser, na circunstância
da atividade, um gênero escolarizado.
III. A
proposta contempla as seguintes características: escrita como atividade
interativa, permeada de relações cooperativas entre os participantes; escrita
cumprindo funções comunicativas socialmente específicas e relevantes; escrita
variando na forma, em decorrência das diferentes funções que se propõe cumprir
e dos diferentes gêneros em que se realiza; escrita considerando as condições
de produção; escrita correspondendo à atividade de grupo, porém, sem a
preocupação com o aprendizado dos alunos sobre o gênero textual texto
publicitário.
Resposta
Selecionada: e. Somente III.
Respostas: I, II e III.
a.
I e III.
b.
Somente I
c.
Somente II.
d.
e. Somente III.
Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa E.
Comentário: Entre as
características apontadas sobre a concepção de produção textual na proposta
apresentada, o que se destaca é o fato de a proposta não apresentar tarefas
que oferecem aos alunos a possibilidade de investigar o gênero textual texto
publicitário e suas características linguísticas. Outro aspecto que pode ser
destacado na proposta é o fato de não haver preocupação com o aprendizado do
gênero, uma vez que nem todos os alunos estarão envolvidos com o
texto em si (alguns serão
responsáveis pelas características linguísticas do texto enquanto outros
somente pela forma de apresentação do texto).
|
I. A
oralidade em sala de aula deve ser orientada para a coerência global, ou seja,o
professor deve propiciar ao aluno condições para que identifique aspectos
globais do texto sobre o qual uma dada interação está apoiada.
II. A
oralidade em sala de aula deve ser orientada para a articulação entre
osdiversos tópicos ou subtópicos da interação.
III. A
oralidade em sala de aula deve considerar, acima de tudo, as característicasdo
texto escrito, propiciando ao aluno o aprimoramento da língua culta e a
compreensão da oposição entre língua falada e língua escrita.
IV. A
oralidade em sala de aula deve priorizar determinados gêneros de discurso,uma
vez que nem todos os gêneros podem ser discutidos oralmente.
V. A
oralidade em sala de aula tem o objetivo de desenvolver, prioritariamente,
aentonação correta, assim como reconhecer o papel das pausas e de recursos
suprassegmentais para a construção do sentido do texto.
VI. A
oralidade em sala de aula deve oferecer condições aos alunos para queexercitem
sua competência linguístico-discursiva e desenvolvam estratégias
argumentativas.
Assinale a alternativa correta:
Resposta
Selecionada: Somente as
afirmativas I, II e VI.
c.
Respostas: Todas as
afirmativas.
a.
Somente as afirmativas I, II, III e VI.
b.
Somente as afirmativas I, II e VI.
c.
Somente as afirmativas II e VI.
d.
e. Somente a afirmativa VI.
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Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa C.
Comentário: Há muitas
maneiras de o professor organizar uma aula de modo a privilegiar o
desenvolvimento da oralidade em seus alunos. A afirmativa I contempla um
aspecto importante, que é o desenvolvimento da competência do aluno em
relação à compreensão do tópico que está em discussão numa situação de
interação e, consequentemente, sua capacidade de perceber qual o objeto principal
em uma discussão. Essa afirmativa está diretamente relacionada à II, uma vez
que nas atividades orais a mediação do professor deve explorar a compreensão
do aluno em relação ao que é foco da interação e aos elementos que
complementam a argumentação em relação ao foco. A afirmativa VI corresponde
ao aspecto mais significativo das atividades orais: o desenvolvimento da
argumentatividade. Nesse sentido, o que se faz em sala de aula é priorizar o
espaço da dialogia, uma vez que, para desenvolver a argumentatividade, cabe
ao mediador provocar os participantes da interação para que articulem sua voz
às diversas vozes que emergem do texto comunicacional, ou seja, do texto oral
foco da interação. As afirmativas III, IV e V estão incorretas por
considerarem, respectivamente: a língua oral como oposta à língua escrita (há
diferenças e similaridades, porém, não são sistemas opostos); há gêneros mais
adequados às atividades orais, no entanto, todo gênero pode ser discutido a
partir de situações orais; o papel principal das atividades orais não é
prioritariamente o aprendizado da entonação ou das pausas na ação discursiva,
esses aspectos certamente podem ser aprendidos, mas o principal papel é o
desenvolvimento de competências voltadas à argumentatividade e à interação.
|
Leia as
afirmativas a seguir, selecionadas entre as apresentadas por Antunes (2003,
Leia as afirmativas a seguir, selecionadas entre as apresentadas por Antunes
(2003, p. 66-84):
I. A
leitura é parte da interação verbal escrita, enquanto implica a
participaçãocooperativa do leitor na interpretação e na reconstrução do sentido
e das intenções pretendidos pelo autor.
II. A
leitura é uma atividade de acesso ao conhecimento produzido, ao prazerestético
e, ainda, uma atividade de acesso às especificidades da escrita.
III. A
leitura envolve diferentes processos e estratégias de realização na dependência
de diferentes condições do texto lido e das funções pretendidas com a leitura.
IV. A
leitura depende não apenas do contexto linguístico do texto, mas também
docontexto extralinguístico de sua produção e circulação.
Essas afirmativas articulam-se a qual das seguintes
concepções (assinale a alternativa correta):
Resposta c.
Selecionada:
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Leitura entendida como uma atividade
interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza com
base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua
forma de organização, mobilizando um vasto conhecimento de saberes no
interior do evento comunicativo.
|
Respostas:
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a.
Leitura entendida como atividade de
captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os
conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósitos
constituídos sociocognitivo-interacionalmente.
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b.
Leitura
entendida como atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua
linearidade; uma vez que “tudo está dito no dito”, a ele cabe o reconhecimento
do sentido das palavras e estruturas do texto.
c.
Leitura
entendida como uma atividade interativa altamente complexa de produção de
sentidos, que se realiza com base nos elementos linguísticos presentes na
superfície textual e na sua forma de organização, mobilizando um vasto
conhecimento de saberes no interior do evento comunicativo.
d.
Leitura entendida como um conjunto de
estratégias que possibilitam ao leitor apreender o sentido do texto a partir da
decodificação passiva do texto e da apropriação das ideias nele contidas.
e.
Leitura
entendida como prática de apropriação das estruturas textuais adequadas à
gramática normativa, independentemente do gênero textual e/ou do contexto de
produção.
gênero textual e/ou do contexto de produção.
Feedback da resposta:
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Comentário: As afirmativas
I a IV contemplam os aspectos apontados na alternativa (c) sobre concepção de
leitura, destacados a seguir: (I) a tarefa de interpretar e reconstruir os
sentidos do texto é realizada com base nos elementos linguísticos presentes
no texto e na forma como se organizam; as intenções do autor fazem parte do
processo de interpretação, como aspectos a serem discutidos na atividade de
ler um texto; (II) as características textuais presentes no texto oferecem ao
leitor a possibilidade de recorrer aos conhecimentos linguísticos para então
produzir sentidos sobre o texto; (III) as condições do texto solicitam do
leitor que recorra aos seus conhecimentos linguísticos, de mundo e
interacionais; (IV) o contexto extralinguístico de produção do texto e de sua
circulação fazem parte do evento comunicativo na atividade de leitura.
|
Pergunta
6 1
em 1 pontos
Leia
com atenção a proposta didática “Construções do real em discursos literários e
documentais”, caracterizada como projeto didático-temático desenvolvido em uma
escola do interior do Estado de São Paulo e apresentada logo a seguir.
Durante um bimestre, uma turma de alunos de 2o
ano de Ensino Médio dedicou-se a:
(1)
estudar manifestações literárias e artísticas,
do realismo e do pós-realismo, quetematizavam e/ou criticavam a realidade
social;
(2)
simultaneamente, desenvolveram um estudo sobre
sintaxe e semântica em língua portuguesa, conteúdo previsto no currículo
escolar;
(3)
estudar também os gêneros textuais que
constituem e norteiam a produção deum documentário em vídeo (roteiro,
entrevista, depoimento). Os estudos foram realizados em aulas de língua
portuguesa, história e arte.
O projeto teve início com um levantamento histórico e
social sobre a escola, com pesquisa sobre a instituição por meio de entrevistas
e consulta a documentos históricos. Tarefas como busca de documentos antigos
com os moradores, nas bibliotecas municipais e em acervos de museus ocuparam os
alunos por um período. O objetivo principal nessa etapa foi o protagonismo do
aluno sobre sua realidade.
Todos os materiais coletados pelos alunos e/ou
apresentados pelos professores eram discutidos em sessões dialogais que
aconteciam uma vez por semana, preenchendo o tempo de quatro horas/aula. Para
isso, os alunos foram orientados pelos professores a questionar os materiais,
explorando-os no sentido de compreender a relação entre eles e o propósito do
projeto.
Em etapa posterior do projeto, foram apresentados aos
alunos diferentes textos literários e não literários, em sessões dialogais
similares à já citada, quando ocorreu um levantamento de características que
mostravam a relação entre os textos e a história da cidade, provocando
reflexões sobre a realidade. O propósito aqui era apresentar um contraponto da
linguagem metaforizada e/ou poetizada dos textos literários com a linguagem
objetiva e racional de textos jornalísticos e/ou não literários. As discussões
foram se transformando em depoimentos dos alunos sobre todos os materiais lidos
e consultados, priorizando-se uma reflexão sobre o jogo linguístico-discursivo
presente na construção do real na literatura.
Uma vez decidido qual seria o produto final do projeto, um
bloco de aulas foi dedicado ao estudo das características dos gêneros textuais
necessários para a produção do documentário.
produção do documentário.
O projeto culminou com a apresentação de um documentário
escrito e produzido pelos alunos, o qual continha encenações de obras
literárias, depoimentos e entrevistas, articulando os diferentes significados
atribuídos às obras literárias a partir das reflexões e da comparação sobre a
realidade atual do contexto considerado: a cidade.
Considerando os objetivos desse projeto, é possível
afirmar que:
Resposta c.
Selecionada:
|
O foco recaiu sobre o uso da literatura para desenvolver competências
relacionadas à linguagem como meio de interação.
|
Respostas:
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a.
O foco recaiu sobre o uso da
literatura para conhecimento das obras e estudo linguístico de suas
características.
b.
O foco recaiu sobre a distinção entre obras literárias e não literárias
de diferentes momentos históricos.
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c.
O foco recaiu sobre o uso da literatura para desenvolver competências
relacionadas à linguagem como meio de interação.
d.
O foco recaiu sobre a produção de textos a
partir do texto literário.
e.
O foco recaiu sobre a distinção entre o que
é literatura, o que é língua e o que é produção textual.
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Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa C.
Comentário: Atividades didáticas organizadas por projetos
de trabalho, como o descrito acima, têm como objetivo primordial a não
fragmentação dos conteúdos estudados, o que fica evidente na proposta
descrita: a literatura, entendida como expressão da realidade, é uma forma
de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente
disponível na realidade. Nessa perspectiva, o projeto apresentado propiciou
ao aluno espaços para discutir as obras literárias a fim de entender sua
relação com a realidade. Em nenhum momento o foco recaiu, especificamente,
sobre as obras lidas ou sobre sua forma (características linguísticas), mas
sim na dialogia presente nas obras literárias e nos discursos da realidade.
|
a
Relato
oral da profa Ana Maria – língua portuguesa e história
Fiz uma atividade oral com os alunos de 6o
ano. A discussão girou em torno de um texto do livro de história, porque, não
sei se vocês sabem, mas eu também dou aula de história para essa mesma turma.
Então... a minha preocupação primeira nessa aula foi com a maneira como os
alunos falam. Coisa triste. Eles usam gírias o tempo todo, falam “tipo isso”,
“tipo aquilo”... Difícil de controlar, e, por mais que eu fale, eles não
prestam atenção, e se não falam “tipo isso”, “tipo aquilo”, usam outras
“muletas”. O “então”, por exemplo, é típico. Usam então, então, então toda
hora. Mas, como eu ia dizendo, trabalhei com eles a fluência, o modo de
expressar o que pensam. O texto que deu origem a essa aula foi um texto sobre a
vida na Era Paleolítica. O texto era de história, mas estava trabalhando na
aula de língua portuguesa, portanto, minha preocupação maior era com o
português. Meu foco era mesmo que eles discutissem o texto para poder escrever
melhor sobre ele na aula de história. Como foi a atividade?... Ah, eles leram e
cada grupinho discutiu o que leu. Um comentava, o outro comentava, destacavam o
que achavam mais interessante... Depois de um tempo, uma meia hora mais ou
menos, eu expliquei o texto e os grupos apontaram o que haviam destacado.
I. Na
perspectiva de Schneuwly (2004), a professora Ana Maria considera a atividade
oral como um modo de preparar a escrita, aspecto importante e correto para as
atividades orais em sala de aula, pois, afinal, somente após o aluno discutir
sobre um determinado assunto é que está preparado para escrever sobre ele
adequadamente.
II. Na
perspectiva de Schneuwly (2004), o trabalho realizado pela professora AnaMaria
está voltado para as capacidades de linguagem, pois nas discussões em grupo há
a exploração das capacidades de ação, discursivas e linguísticodiscursivas.
III. Na
perspectiva de Schneuwly (2004), a professora Ana Maria perdeu a oportunidade
de trabalhar o gênero textual relativo ao texto lido, pois poderia ter
organizado uma sequência didática que propiciasse ao aluno compreender o
contexto de produção do texto lido, suas características específicas, seu
objetivo e, portanto, ser capaz de selecionar informações nesse texto para só
então produzir seus próprios textos. Essas tarefas seriam tratadas a partir da
atividade oral dos alunos, mediada pela professora.
IV. Na
perspectiva de Schneuwly (2004), o relato da professora Ana Maria corresponde a
uma atividade de debate realizada entre os alunos, pois ao discutirem o texto
escrito sobre a Era Paleolítica, os alunos foram obrigados a reconhecer as
estruturas argumentativas, os diferentes tipos de argumentação, assim como a
identificar os pontos de vista dos colegas.
Assinale a alternativa correta:
Resposta
Selecionada: Está correta
somente a afirmativa III
e.
Respostas: Está correta
somente a afirmativa IV.
a.
Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
.
b.
Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV.
c.
Estão corretas somente as afirmativas I e III. d.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_55511593_1&course_id=_156925_1&content_id=_1665765_1&ret…
Está correta somente a afirmativa III
e.
Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa E.
Comentário: A afirmativa III aponta exatamente para um
importante aspecto do trabalho com oralidade em sala de aula: a maneira como
o professor organiza e planeja as atividades para o desenvolvimento da
competência oral dos alunos. Nesse sentido, vale ressaltar que a atividade
relatada pela professora Ana Maria é pautada em um trabalho espontaneista.
Embora ela tenha selecionado um texto para a atividade, o que ela relata
sobre a discussão dos alunos em grupo não revela planejamento para sua
intervenção nas interações realizadas nos grupos. A sequência didática, nesse
sentido, poderia basear-se no texto escrito, mas explorar inicialmente o
contexto de produção do texto (porque o autor teria escrito o texto, a quem
escreveu, com que propósito...); em seguida, conter tarefas de investigação
das características do texto e de destaque dos pontos mais importantes
apresentados pelo autor. Na atividade de discussão, a professora Ana Maria
poderia ter preparado uma das tarefas da sequência didática baseando-se em
perguntas investigativas sobre o texto que oferecessem aos alunos elementos
para argumentar e defender seus pontos de vista sobre o texto. Em paralelo, a
professora poderia, sim, apontar aos alunos aspectos relacionados à forma de
expressão e regras para a interação.
|
Pergunta
8 1
em 1 pontos
Observe
o texto e o exercício apresentados a seguir, selecionados do livro didático de
6a
série (antiga nomenclatura) Nossa Palavra (CARVALHO e RIBEIRO, 1998, p. 18-19).
Morfologia
Leia novamente a frase:
“Aquele rapazinho escreveu esta carta para o irmão.”
Se fôssemos analisar morfologicamente as palavras
que compõem essa frase, teríamos de verificar se elas são substantivos,
adjetivos, verbos, pronomes, artigos etc. O uso do dicionário pode auxiliar-nos
nessa tarefa, pois ele sempre informa a classe gramatical das palavras.
Vejamos:
Aquele => pronome rapazinho => substantivo escreveu => verbo esta => pronome carta => substantivo para => preposição o => artigo irmão => substantivo
Faça o mesmo com a frase a seguir e, se necessário,
consulte o dicionário.
“Querido mano, ontem futebolei bastante com uns amigos.”
“Querido
mano, ontem futebolei bastante com uns amigos.”
Levando em conta o texto e o exercício, podemos dizer que
a concepção tomada como base...
I. rompe
com a visão de língua estrutura, procurando entendê-la como construçãosocial.
II. considera
a língua a partir de seus elementos constitutivos isolados, dandopouca ou
nenhuma relevância ao uso e ao contexto social.
III. considera
a língua como um sistema imutável, de normas estáveis, de caráterabstrato e
objetivo, desvinculado da esfera real de produção e de qualquer valor
ideológico.
IV. considera
a língua como um conjunto de estruturas gramaticais e lexicais àdisposição dos
falantes-ouvintes e dos escritores-leitores para que eles possam interagir
socialmente.
V. considera
a morfologia como um sistema de significados normativos, imutáveis,cujas
classes gramaticais se mantêm independentemente dos contextos de uso das
palavras.
Resposta
Selecionada: Estão
corretas somente as afirmativas II, III e V.
b.
Respostas: Estão corretas
somente as afirmativas I, II, III e V.
a.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e V.
b.
Estão corretas somente as afirmativas II e
III.
c.
Estão corretas somente as afirmativas II,
III e IV.
d.
e. Estão corretas somente as afirmativas IV e
V.
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Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa B.
Comentário: Ao propor uma discussão sobre morfologia,
baseada na classificação das palavras a partir do que é apresentado no
dicionário, são desconsideradas as possibilidades de funcionalidade da
gramática, ou seja, a língua é vista como um sistema abstrato de formas
linguísticas que permanece inalterado, seja qual for sua forma de uso. Basta,
por exemplo, observar que a classe gramatical indicada no dicionário pode
variar de acordo com a sintaxe da frase (o livro => o é artigo / deixei-o
=> o é pronome). Essa perspectiva não se mostra preocupada com o estudo
linguístico que focaliza as situações reais de comunicação, visão esta que
contemplaria a concepção de língua como construção social (BAKHTIN, 1995, p.
123).
|
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_55511593_1&course_id=_156925_1&content_id=_1665765_1&ret …
I. Fortalecer
a concepção de que a literatura é trabalhada na escola para ajudar oaluno a
escrever bem.
II. Evitar
o trabalho com textos fragmentados e descontextualizados.
III. Desenvolver
análises comparativas entre textos de diferentes autores e contextos,
enfatizando a intertextualidade.
IV. Associar
a leitura de textos literários a análises com foco na estrutura da
língua.V. Promover o diálogo entre
literatura e outras áreas do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta as reflexões
corretas sobre o ensino da literatura:
Resposta
Selecionada: II, III e V
d.
Respostas:
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I, II e III.
a.
II e III
b.
Apenas a III
c.
II, III e V
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d.
e. I,
II, III e V
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Feedback da resposta:
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Resposta correta: alternativa D.
Comentário: O estudo da literatura não deve ser reduzido ao
estudo do texto e de suas características linguísticas, assim como não deve
ser visto como um apoio ou modelo para a produção textual do aluno. A leitura
de textos literários certamente pode auxiliar o processo de produção textual
dos alunos, mas esse não é o objetivo principal do estudo da literatura. Ela
está presente no ensino para possibilitar aos alunos conhecer diferentes
maneiras de representar a realidade, assim como para compreendê-la. O
propósito dos estudos literários está fortemente relacionado à compreensão do
aluno sobre a história e a cultura das quais eles fazem parte. Por esses
motivos podemos dizer que o foco dos estudos literários não está no estudo do
texto pelo texto, isto é, no estudo do texto para apenas compreender sua estrutura
e sua organização linguística. O que se pretende com os estudos literários é
que o aluno seja capaz de refletir sobre a língua como produto da interação
social e cultural.
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I. A professora
Luiza, ao escolher trabalhar com gêneros textuais com seus
I. A
professora Luiza, ao escolher trabalhar com gêneros textuais com seusalunos de
8o
ano do Ensino Fundamental, planeja uma sequência didática focalizando o gênero
notícia. Para planejá-la, a professora considera todas suas anotações
avaliativas sobre os conhecimentos prévios dos alunos, já investigados em
atividades preliminares sobre o gênero notícia. Ela também prepara tarefas
intermediárias para serem realizadas pelos alunos ao longo das atividades da
sequência didática e atividades para avaliar o conhecimento dos alunos.
II. A
professora Luzia, ao escolher trabalhar com gêneros textuais com seusalunos de
8o
ano do Ensino Fundamental, encontra em um livro didático atividades que lhe
parecem ideais para que os alunos aprendam o gênero notícia. Ela acredita que
as melhores atividades são as pensadas por autores renomados, e por esse motivo
prepara cópias das atividades do livro didático, ainda que as considere avançadas
em relação àquilo que seus alunos conhecem. Para a professora, o plano de aula
deve tomar como base, acima de tudo, o conteúdo previsto no plano de curso da
escola, elaborado pela coordenação pedagógica.
III. A
professora Lucia, ao escolher trabalhar com gêneros textuais com seusalunos de
8o
ano do Ensino Fundamental, decide discutir em reunião pedagógica uma proposta
com o gênero notícia e propõe um trabalho articulado entre as áreas de língua
portuguesa, história e geografia. Para dar conta do trabalho, os três
professores elaboram planos para as atividades, inserindo momentos de pesquisa
individual e coletiva dos alunos, sempre considerando os conhecimentos prévios
que já revelaram durante as aulas das três disciplinas. O planejamento dos
professores é apresentado por escrito à coordenadora pedagógica.
Resposta d.
Selecionada:
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As afirmativas I e III consideram a dimensão
organizacional da sala de aula.
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Respostas:
|
a.
Somente a afirmativa I considera a dimensão
organizacional da sala de aula.
|
b.
Somente a afirmativa II considera a dimensão
organizacional da sala de aula.
c.
Somente a afirmativa III considera a
dimensão organizacional da sala de aula.
d.
As afirmativas I e III consideram a
dimensão organizacional da sala de aula.
e.
As três
afirmativas consideram a dimensão organizacional da sala de aula.
Feedback Resposta correta: alternativa D.
da
resposta: Comentário: As afirmativas I e III
descrevem a forma como as professoras Luiza e Lucia organizam seu trabalho em
sala de aula, ou seja, destacam procedimentos utilizados por elas: o
planejamento da sequência didática, considerando os conhecimentos prévios dos
alunos; a preparação das tarefas intermediárias para a realização da sequência;
atividades para avaliar o conhecimento dos alunos; o
sequência;
atividades para avaliar o conhecimento dos alunos; o planejamento de atividades
interdisciplinares. Na afirmativa II notamos que a professora Luzia utiliza
material didático, porém sem considerar os conhecimentos prévios de seus
alunos, ou seja, seu planejamento parece dispensar aspectos relacionados ao
contexto real da situação de aprendizagem, o que caracteriza uma aula sem
planejamento efetivo, uma aula que focaliza um modelo a ser seguido,
independentemente do contexto real.
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